Todo começo do ano é a mesma coisa: orçamento sobrecarregado por conta das compras dos materiais escolares. Volta e meia esse esforço ainda não é suficiente para que os mesmos durem até o final do ano. Pensando nisso, listamos algumas atitudes que podem fazer com que os materiais durem até o final do ano letivo. Veja:
O barato pode sair caro
Sabe aquele lápis muito baratinho que fez você economizar uma grana? Ele pode ser de uma péssima qualidade e não durar nem três meses. Portanto, esteja atento (a) à qualidade dos materiais e faça uma relação de custo benefício, principalmente daqueles que são muito utilizados e precisam de uma maior resistência.
Não compre pela beleza
A beleza não pode ser um fator primordial na hora de escolher o material escolar. Você precisa de preço e qualidade, porém a beleza é consequência. De nada adianta comprar umas mochilas lindas para as crianças e na metade do ano elas estarem descosturando e caindo aos pedaços.
Mantenha os materiais separados
Mantenha todos os objetos separados dentro da mochila. Evite que instrumentos pontiagudos fiquem soltos para que os mesmos não danifiquem a bolsa, cadernos ou estojos.
Isole as tintas
Tudo o que tem tinta deve ser mantido bem lacrado e isolado. As canetas podem vazar e manchar os cadernos e livros. Assim como as tintas artísticas. Elas devem ficar sempre dentro de sacolas plásticas.
Encape seus livros e cadernos
Para conservar por mais tempo, cubra a parte externa nos seus livros e cadernos. Coloque sobre a capa uma proteção extra contra o manuseio incorreto ou sujeira das superfícies onde eles são colocados.
Não use tudo de uma vez
Se na lista de materiais escolares solicitados tem duas caixas de lápis de cor. Use somente uma e deixa a outra bem guardada. Só acione a caixa reserva quando a primeira realmente estiver no fim.
Recicle
Essa é uma dica de ouro. Recicle tudo o que for possível. Os papéis, por exemplo, podem ser reutilizados sempre que sobrarem espaços em branco. Utilize os pedaços para anotar.
(Fonte: Estudo Prático)