Dor na lateral na barriga durante a corrida: saiba a causa e como evitar

image-from-rawpixel-id-82888-jpeg

Dor na lateral na barriga durante a corrida: saiba a causa e como evitar

Você já sentiu dor na região abaixo da costela enquanto estava praticando um exercício físico? Comum entre corredores, trata-se de um incômodo que ocorre quando a pessoa está respirando pela boca. Por isso, segundo Maria Carolina Pimenta, professora da Smart Fit, a prevenção da dor na lateral na barriga durante a corrida é simples.
Como evitar?

Respirar pelo nariz é a orientação, uma vez que pela boca ocorre “uma má oxigenação do sangue no diafragma, que é o principal músculo responsável pela respiração. Quando o ritmo da corrida está intenso, o atleta não consegue suprir à quantidade de oxigênio que o diafragma necessita, ocorrendo a produção de ácido lático, que causa a dor lateral”, explica Maria Carolina.

Indivíduos sedentários e que estão começando a correr têm mais chances de sentirem a dor, uma vez que a atividade intensa requer mais condicionamento aeróbico. De acordo com a profissional, por esta razão, o treino diário, ou pelo menos três vezes na semana, também é um fator que vai evitar esse incômodo, pois o condicionamento físico vai melhorar e a dor na lateral na barriga durante a corrida não aparecerá mais.

Dor na lateral na barriga durante a corrida: o que fazer?

A dor é tão desconfortável que a vontade é de interromper o exercício, não é mesmo? Segundo a professora, essa é a atitude adequada. “Respire profundamente pelo nariz, enchendo bem os pulmões, e solte o ar profundamente pela boca. Repita essa ação várias vezes até a dor passar. Isso fará com que o fluxo sanguíneo volte ao normal e você poderá dar continuidade à atividade”, aconselha Maria Carolina.

(Fonte: Sport Life)

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA! /*–*/