Quem deseja fazer transferência de recursos entre bancos diferentes deve pagar as famosas tarifas DOC e TED. Isso todo mundo sabe! Mas o que muitas pessoas ainda têm dúvida é qual dessas opções é a melhor para fazer cada tipo de transferência.
Para começar, você sabe qual a diferença entre DOC e TED?
Basicamente, um TED (Transferência Eletrônica Disponível) é concluída no próprio dia da operação, ou seja, o dinheiro entra na conta do recebedor no mesmo dia em que a operação foi feita pelo pagador. Já um DOC (Documento de Crédito) é preciso aguardar um dia útil para concluir a operação. Desde o dia janeiro de 2016, não há valor mínimo para a realização de uma TED, mas para o DOC há um limite máximo: R$ 4.999,99.
Ficou em dúvida como escolher a melhor opção? Separamos alguns critérios para te ajudar:
- Urgência: o TED cai no mesmo dia, o DOC não;
- Valor da operação: confira o valor para a tarifa cobrada em cada tipo de operação.
DOC e TED: quanto custa?
A tarifa cobrada do DOC e do TED costuma ser a mesma, mas há variação de banco para banco. De forma geral, note que os bancos cobram tarifas muito parecidas entre si. Para economizar, a sugestão é preferir sempre fazer a operação pelos canais eletrônicos (internet ou telefone), com tarifas que equivalem à metade do cobrado para a operação feita presencialmente nas agências.
DOC e TED: como fazer?
Independente do local que você escolher para fazer a operação (na agência ou pelos canais eletrônicos de atendimento), você precisará fornecer as seguintes informações para fazer um DOC ou um TED:
- CPF ou CNPJ do destinatário;
- Nome do destinatário pessoa física ou razão social da pessoa jurídica;
- Número do banco;
- Número da agência;
- Número da conta.
(Fonte: Educa Financeira)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/