O golpista utiliza o visual original do boleto e modifica o código de barra, a numeração e até cria sites falsos para induzir a pessoa a baixar o boleto errado.
Quando o consumidor paga o boleto o dinheiro automaticamente vai para a conta bancária do golpista. Portanto, com tantas fraudes cometidas no mercado separamos algumas dicas para se proteger de um boleto falso. Confira e se previna desse golpe.
Quais os golpes do boleto mais comuns?
As fraudes nos boletos estão se tornando cada vez maiores. A as fraudes aumentaram 42%, com mais de 4.417 queixas, revelou o Reclame Aqui.
Seja por um simples vírus adquirido em algum site ou pelo desejo de comprar um produto mais em conta, pessoas são lesadas praticamente todos os dias.
Entre os casos mais comuns estão os vírus nos boletos, em função do bolware, que é capaz de adulterar as informações e o valor de boletos gerados na internet.
Isso ocorre quando o computador está infectado com algum vírus e os hackers se aproveitam para ter livre acesso para fraudar informações. Logo, é fundamental possuir um bom antivírus para evitar as invasões hackers.
Outro caso comum, em que as pessoas caem no golpe do boleto falso, é quando um vendedor oferece um produto muito mais barato do que o normal, mas o pagamento só pode ser feito via boleto que ele mesmo gera.
Após o pagamento o valor cai direto na conta do criminoso e obviamente o produto não é entregue. Nesse cenário atual de mercado, é importante sempre desconfiar de vendedores que oferecem produtos fora da plataforma oficial de vendas, principalmente com pagamento via boleto.
Conheça as dicas para se proteger de um boleto falso
Para evitar cair em um golpe que pode trazer grandes prejuízos financeiros, separamos algumas dicas para se proteger de um boleto falso.
● Esteja atento aos dados do emissor;
● Confirme o valor do documento;
● Se atente para os erros de português;
● Opte pela leitura automática do código de barras;
● Baixe o boleto no site oficial do credor;
● Use redes seguras.
Esteja atento aos dados do emissor
Uma das dicas para se proteger de um boleto falso é sempre se atentar aos dados do documento, como as informações do emissor. Confira o nome da empresa, o CNPJ, data de vencimento e dados do beneficiário.
Se for necessário faça uma conferência com boletos anteriores para conferir se realmente os dados estão corretos.
● Confirme o valor do documento
● Se atente para os erros de português
● Opte pela leitura automática do código de barras
● Baixe o boleto no site oficial do credor
● Use redes seguras
Agora evite cair no golpe do boleto
Devido à alta no número de casos de pessoas que são enganadas no pagamento de contas, conhecer dicas para se proteger de um boleto falso pode evitar problemas maiores, como dívidas e gastos desnecessários.
Os consumidores precisam, então, conseguir se prevenir nesse cenário. Uma vez que, conhecendo as principais ocasiões em que essa fraude pode acontecer fica mais fácil de identificá-la para evitar cair em um golpe.
Por este motivo, antes de pagar algum boleto gerado online ou até mesmo uma conta que chega em sua residência, confira primeiro os dados do emissor, beneficiário, gramática e opte sempre pelo pagamento via leitura automática do código de barras.
(Fonte: Xerpa)
Comente, até breve…muito breve!