Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Dicas para economizar no supermercado

Dicas para economizar no supermercado

coupsupmar

Dicas para economizar no supermercado

A lista de compras econômica é um ótimo começo para poupar no supermercado, mas também podemos usar outras estratégias que nos ajudam a ficar dentro do orçamento e evitar as tentações! Veja abaixo.

1. Vá direto ao ponto

Ao chegar no supermercado, vá direto ao ponto! Se você já fez a lista de compras separando por setor, então, você já sabe exatamente para onde tem que ir e evita de ficar circulando entre os corredores desnecessariamente.

Desse modo, se você não precisa passar pela padaria, não vá até lá. Isso evita de você desejar (e comprar) itens que não são necessários naquele momento (especialmente por causa do cheirinho de pão novo).

2. Se não tiver algum item da lista, substitua ou procure mais!

Pode ser que quando você for comprar esteja faltando algum(ns) item(ns) da sua lista. Nesse caso, você pode tentar substituir os itens por outros que tenham a mesma função. Apenas analise se o preço não é mais caro, o que poderia bagunçar seu orçamento.

Ou, caso seja algo muito específico e você tenha tempo, pode tentar achar em outros supermercados.

3. Fome? Vá em outro momento

Nunca vá ao supermercado com fome, pois é a pior cilada! Ao chegar lá e ver todas as comidas, você vai querer comprar muito mais do que já estava estipulado (seu estômago vai fazer questão de te avisar).

Então, para o seu orçamento continuar saudável, apenas vá para o supermercado quando você não estiver com fome. Se precisar, faça um pequeno lanche antes de sair de casa.

4. Conheça as safras dos produtos

Toda fruta, legume e verdura possuem uma época do ano que estão mais baratas que o comum. Isso porque cada alimento tem seu período de safra definido, quando há mais oferta e os preços são melhores.

Por isso, quando for às compras no supermercado ou na feira livre, priorize a escolha por produtos que estejam nessa época! Se não souber, pergunte a um feirante ou faça uma pesquisa em site como este aqui. Com certeza, esse cuidado vai te ajudar a economizar bastante!

5. Fique atento às promoções

Supermercados sempre possuem promoções, às vezes, em algum dia específico da semana para diferentes produtos, como o dia das frutas, o dia das carnes etc. 
Então, sempre fique atento quando terá promoção no supermercado que você frequenta e aproveite para fazer as compras.

Se você possui o cartão de crédito do supermercado ou rede associada, normalmente, existem programas de pontos que você acumula e pode trocar por prêmios ou descontos na nota fiscal. Porém, não se obrigue a fazer o cartão apenas por esse motivo, analise outros fatores como anuidade e outras taxas.

Mesmo assim, tome cuidado com promoções que parecem mais vantajosas, mas não são, como descontos progressivos que te fazem gastar mais com coisas que, muitas vezes, você nem precisa.

Por fim, o “melhor dos mundos” seria fazer compras em diferentes mercados para aproveitar todas as promoções. mas isso exige tempo de sobra e outros gastos, como deslocamento, e pode não valer o esforço.

6. Deixe as crianças em casa

Se você puder deixar seus filhos em casa enquanto vai ao supermercado, vai ser melhor, pois as crianças não conseguem manter um certo foco em lugares como o supermercado.

É claro, os produtos infantis são dispostos para que elas os desejem e tentem persuadir você a comprá-los. E vamos combinar que quase sempre funciona, não é mesmo? Ou seja, o risco de levar itens desnecessários é grande e essa ação provavelmente vai fazer com que você ultrapasse o valor destinado às compras.

Mas, se você não tiver alternativas, procure educar seus filhos desde novos para que entendam que você não pode comprar tudo e que devem ter bom comportamento para poder te acompanhar nas compras. Uma boa estratégia, por exemplo, é permitir que a criança escolha um ou dois itens que quiser (como um doce ou um brinquedo), como um acordo entre vocês, e que não poderá pedir mais nada.

Ou, ainda, mantenha a criança ocupada e dê tarefas a ela, como controlar o carrinho ou ser responsável por conferir e “checar” todos os itens da lista. Eles adoram se sentir responsáveis e úteis!

7. Fuja dos pequenos gastos

Por exemplo: você não botou na sua lista que precisa de chiclete e chocolate (e não precisa mesmo), mas como o preço não é alto, você acha que não tem problema comprar.

Se você fez as contas e o seu orçamento não será prejudicado, então, tudo bem. Mas não exagere, pois pequenas despesas, podem se transformar em grandes contas. Por isso, você deve ter consciência do que você realmente precisa comprar naquela hora.

Dica extra

Evite gastos desnecessários, como sacolas plásticas e estacionamento! Se puder, compre “ecobags” e deixe algumas no porta-malas do carro, assim, você nunca vai esquecê-las em casa! E caso o estacionamento seja pago, verifique se não há um valor mínimo de gasto para isenção. Se não for gastar esse valor, estacione fora do supermercado (já que provavelmente você não vai comprar muitas coisas, nesse caso).

Conclusão

A comida tem um aspecto emocional e, muitas vezes, é a porta de entrada para o descontrole financeiro. Por isso, a lista de compras é muito importante para você saber exatamente o que precisa comprar no supermercado e não perder o foco.

Também é importante você botar em prática as dicas de como economizar no supermercado sugeridas aqui. E, para te auxiliar nesta missão, um aplicativo de gerenciamento financeiro ou mesmo uma planilha são ótimas opções. Com elas, você pode registrar despesas e receitas, estipular objetivos e metas, organizar seu orçamento e muito mais.

(Fonte: iDinheiro)

Comente, até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

A hora de prevenir a dengue, zika e chikungunya é agora!

10 minutos por semana são suficientes para incluir a prevenção em sua rotina. Fique de...

Centralização da Folha de Pagamento

Em busca de oferecer mais praticidade e benefícios aos seus aposentados e pensionistas, a Fusan...