Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Dicas para conquistar uma vida mais rica

Dicas para conquistar uma vida mais rica

dicas vida mais rica

Dicas para conquistar uma vida mais rica

Dr.Stewart Friedman é um professor da Wharton Business School que passou toda a sua carreira estudando a eficiência pessoal e da liderança no mundo corporativo. Segundo ele, uma “vida mais rica” exige três iniciativas: ser autêntico, íntegro, e inovador.

O especialista é autor de dois best sellers – “Liderança Total: Como Obter Sucesso Profissional Enriquecendo Sua Qualidade de Vida” e “Leading the Life You Want: Skills for Integrating Work and Life” (não disponível em português) – e oferece consultoria para algumas das maiores empresas do mundo.

O Dr. Stewart Friedman conversou com a FORBES e deu dicas para deixar a vida mais satisfatória:

FORBES: Como a integridade pode afetar os relacionamentos de uma pessoa consigo mesma e com os demais?

Stewart Friedman: A autoconsciência é a essência da autenticidade. Ser íntegro significa ter consciência dos nossos principais relacionamentos, sabendo como eles se encaixam aos nossos valores e visão.

A raiz latina da palavra “integridade” significa, basicamente, um todo que se encaixa, que tem coerência. Então, viver com integridade é buscar a harmonia entre as diferentes partes de nossas vidas.

Para fazer isso, nós devemos: esclarecer expectativas mútuas com pessoas em nossos papéis na vida; construir redes de apoio no trabalho e ao longo da nossa existência; ajudar o próximo; e gerenciar de forma inteligente os limites entre seus papéis.

FORBES: Que papel a inovação desempenha na liderança, e como ela ajuda a produzir harmonia entre trabalho, vida pessoal, comunidade e família?

SF: Tudo que devemos saber sobre pessoas bem-sucedidas é que todas elas querem ser inovadoras – agem com criatividade e estão sempre buscando um caminho melhor.

FORBES: Ao usar o seu modelo de liderança pessoal, que tipo de diálogo se deve ter com as partes interessadas – amigos, família, clientes etc.?

SF: A parte principal da abordagem da liderança total é fortalecer nossos relacionamentos mais importantes por meio de um diálogo genuíno sobre expectativas mútuas e, assim, construir uma rede de confiança. Qualquer pessoa é capaz de fazer isso, mas requer tempo e paciência.

Comece pensando em quem são as pessoas mais importantes da sua vida e por que elas são importantes para você. Como essas expectativas se ajustam aos seus valores? Em seguida, aconselho a pensar nos interesses de ambas as partes. E, a parte mais difícil, conversar com eles para esclarecer tudo aquilo que você pensa.

Se você for como a maioria dos meus clientes e alunos, perceberá que o que as outras pessoas esperam de você é diferente do que você acha que esperam de você. As pessoas que você considera importantes provavelmente vão dizer que querem que você seja bem-sucedido e que estão dispostas a ajudá-lo caso precise.

Para a maioria das pessoas, essas conversas são libertadoras e reduzem o estresse. O mais importante de tudo é que, com isso, as pessoas se sentem mais próximas de você.

FORBES: Qual é a sua principal prioridade agora?

SF: Fazer o que puder para ajudar a próxima geração.

(Fonte: Forbes Brasil)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Novo aplicativo das Farmácias Nissei

A Fundação Sanepar informa que a Farmácia Nissei está passando por uma mudança de plataforma....

Por dentro do FusanPrev

Para entender como se dá o equilíbrio no FusanPrev, precisamos entender que a gestão de...