Ser mãe solo jamais será uma tarefa fácil. Ter medo de errar nas decisões quanto à criação da criança e precisar buscar economia até nas pequenas coisas são os desafios da maternidade. E nada mais justo do que reconhecer: as mães que fazem isso são verdadeiras guerreiras.
Mas quem disse que o desafio é um problema? Se tudo em nossa vida pudesse ser completamente monitorado e planejado, a vida certamente seria mais fácil, mas bem menos emocionante também. Você pode até fazer um planejamento para ter um filho em um momento de estabilidade financeira, mas ninguém sabe o dia de amanhã. A verdade é que você irá criá-lo em meio a altos e baixos, porque a vida é assim. A insegurança faz parte do caminho e é preciso saber lidar com ela.
E se você também vive o desafio de ser uma mãe solo, este post foi feito para trazer algumas dicas de como encarar possíveis dificuldades da maternidade. Confira!
Guia de organização financeira para mães solo
Pechinchar em cada oportunidade e fazer de tudo para proporcionar uma vida melhor aos filhos é a realidade das mães solo. Infelizmente, essas mulheres muitas vezes sequer podem contar com o genitor. Para te ajudar na organização financeira, a Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coach financeira, separou dicas valiosas para as mães autônomas de plantão.
7 dicas para mães (solo) de primeira viagem
Educar uma criança é muito difícil, ainda mais quando precisamos desenvolver os papéis de mãe e pai ao mesmo tempo. Mas não precisa se desesperar. Para conseguir dar conta do recado da melhor forma possível, é importante estabelecer uma organização financeira da família, quais serão as prioridades do seu dinheiro e por último, mas talvez o mais importante, ter um tempo para chamar de seu.
Como conciliar a maternidade e os estudos?
Encarar a maternidade em um momento planejado e com estrutura financeira já não é uma tarefa fácil. Imagina quando se é jovem, está entrando na faculdade e está solteira? Neste momento, surgem muitos questionamentos sobre parar os estudos, arrumar um emprego, cuidar da criança. O certo é que não existe uma fórmula mágica, mas sim decisões que funcionarão para cada caso.
5 dicas para você se cobrar menos como mãe e profissional
Só quem é mãe e profissional sabe o quanto é difícil conciliar a jornada dupla. Para conseguir sobreviver a tudo, é importante, entre outras questões, não dar atenção às cobranças externas, aceitar que você pode querer um tempo para si e conversar com outras pessoas sobre a maternidade e vida profissional. Confira o bate-papo do Finanças Femininas com Cris Bartis, mãe, publicitária e criadora do podcast Mamilos.
Acolhimento para mães solo
Quando Manoela Gonçalves descobriu que estava grávida e que não teria ajuda do então parceiro, ela também percebeu que era feminista e que não aceitaria virar estatística de mulher abandonada. A partir daquele momento, ela fundou a Casa das Crioulas, um espaço de acolhimento, apoio e co-criação entre mães autônomas.
Mães solo: como superar as dificuldades da maternidade?
Muita gente ainda utiliza o termo ‘mãe solteira’. Mas ser mãe solo ou autônoma é muito mais do que o estado civil apenas. É conseguir criar uma criança em meio a um turbilhão de acontecimentos, dar conta de tudo ao mesmo tempo e trabalhar em dobro. Confira histórias de mulheres que conseguiram passar por tudo isso.
O que aprendi com minha mãe sobre empoderamento feminino
Geralmente, a primeira heroína na vida de uma criança é a mãe. Ao se esforçarem para dar uma criação digna aos filhos, também ensinam sobre empoderamento, para que sejamos mulheres independentes e fortes. Para mostrar como isso acontece na prática, trouxemos histórias de mães sábias, que nos ajudaram a ser as mulheres empoderadas de hoje.
6 principais gastos no primeiro ano do bebê
A chegada do primeiro bebê é uma mistura de alegria e incertezas. Se existe alguma forma de te ajudarmos, é mostrando como se preparar financeiramente para esse momento. Assim, você conseguirá desfrutar ainda mais da maternidade. Aqui, você conhecerá os principais gastos no primeiro ano de vida da criança.
Como a maternidade pode lhe ajudar a desenvolver sua carreira
Engana-se quem acredita que maternidade e carreira não podem andar juntas na vida de uma mulher. De acordo com uma pesquisa da FGV, 48% das brasileiras entrevistadas foram demitidas no período de até dois anos depois da licença maternidade. Ao contrário do que o mercado de trabalho ainda pensa, ser mãe pode ajudar, e muito, a desenvolver sua carreira.
(Fonte: Finanças Femininas)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/