Muitas questões ocorrem quando o consumidor começa a procurar e pesquisar sobre eletrodomésticos. O mais complicado dele é a geladeira, pois além de ser o item de maior valor agregado, é um equipamento repleto de especificações técnicas que poucos conseguem entender.
Para ajudar o consumidor que está confuso sobre os modelos, as tecnologias dos refrigeradores e demais especificações técnicas, a Proteste – Associação de Consumidores –, avaliou diversos equipamentos para tentar minimizar as dúvidas.
Foi informado pela Proteste que uma dos grandes questionamentos levantados pelos consumidores são em relação às funções extras que muitas indústrias inserem nas geladeiras como por exemplo, o dispenser de gelo e água no lado de fora.
Tecnologia
O pesquisador da associação, João Paulo Guimarães, afirmou que os recursos facilitam o uso do produto. “Eles costumam mudar de nome, de acordo com o modelo, mas o consumidor deve ficar atento às funções. Por exemplo, com o dispenser de gelo no freezer, basta girar um botão para que as pedrinhas caiam em uma bandeja”. Outra solução mencionada por Guimarães, em aparelhos mais caros, é a do dispenser localizado na porta, que é bem prática, e dispensa a abertura frequente do aparelho.
O frost free foi mencionado como ponto de atenção ao consumidor pelo pesquisador, uma vez que deixou de ser um adicional para se tornar um item obrigatório na produção de geladeiras. “Em função do descongelamento automático, esses modelos não formam gelo no freezer e são mais fáceis de limpar, trazendo muita praticidade. Assim, você também consegue armazenar mais alimentos no congelador”, destaca Guimarães.
Outra vantagem do frost free mencioanada pelo pesquisador da Proteste foi a transformação da água em vapor. Segundo ele, isso ajuda e diminuir odores ruins dos compartimentos da geladeira, além de garantir o resfriamento mais rápido dos mesmo.
Latas e garrafas também ficam geladas mais rápido por conta dessa função.
Dicas
Foi informado pela associação que o primeiro procedimento a ser adotado pelo interessado em comprar o equipamento é verificar se o mesmo tem o selo de economia do Programa Procel. Ao encontrar esse indicativo, em especial as geladeiras que tenham o selo com a letra A, significa que são mais econômicos, informou a associação.
A tecnologia inverte – que comum nos modelos mais novos e tecnológicos disponíveis no mercado –, controla o funcionamento do compressor de acordo com a quantidade de alimentos que estão na geladeira e também conforme o abre-e-fecha da porta feito pelo consumidor.
(Fonte: Economia IG)
Comente
até breve…muito breve! /*–*/