A Fundação Sanepar, em parceira com o Rotary Club Corporativo Sanepar, informa que em todo o país, no mês de outubro, o objetivo é atualizar a carteirinha de crianças e adolescentes que deixaram de tomar vacinas do Calendário Nacional.
A Campanha Nacional de Multivacinação, que começou no início do mês de outubro em todo o Brasil, será realizada no Paraná com 1.435 pontos de atendimento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em Curitiba, são as vacinas estão disponíveis em 88 unidades de saúde.
O objetivo da campanha, conforme o governo, é atualizar a carteira de imunização de crianças e adolescentes que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A campanha vai até o dia 29 de outubro e atende crianças e adolescentes com menos de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
A secretaria informou que a ação oferece 18 tipos de vacinas previstas para prevenção de doenças como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, meningite, entre outras.
Aproveitamos para destacar o Dia Mundial de Combate à poliomielite que é celebrado neste domingo (24). Erradicada no Brasil desde 1990, a poliomielite, que causa paralisia e pode ser fatal, ainda ameaça as crianças de algumas partes do mundo. O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas, colocando em risco pessoas de qualquer idade, mas principalmente menores de cinco anos. Não existe cura para a pólio, mas ela pode ser evitada com a vacina. Ao contrário de muitas doenças, a poliomielite pode ser erradicada.
O Rotary e seus parceiros lideram os trabalhos de erradicação mundial da pólio há mais de 30 anos. O nosso Pólio Plus foi o primeiro programa a abraçar a erradicação da paralisia infantil por meio da vacinação de crianças em grande escala. Como integrante da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), o Rotary se concentra na defesa e difusão da causa, arrecadação de fundos, voluntariado e aumento da conscientização sobre a necessidade de acabarmos com a poliomielite.
Confira abaixo as vacinas previstas para crianças e adolescentes no calendário nacional:
- Até 7 anos de idade: BCG, hepatite B, penta, polio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela.
- A partir dos 7 anos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa.
O serviço é oferecido em locais de vacinação cadastrados pela rede pública de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde Familiar (ESF), postos de saúde, departamentos e centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A Sesa destacou que os familiares devem levar adolescentes e crianças, com a carteirinha de vacinação em mãos, até o posto de saúde mais próximo da residência onde moram.
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*–*/