Dezembro já é ano novo: Comece o ano mais produtivo e com as contas em dia

financecouple

Dezembro já é ano novo: Comece o ano mais produtivo e com as contas em dia

Dezembro é cheio de festas, confraternizações da empresa, da família, escola e grupos de amigos. Muitos ainda têm recessos e feriados prolongados, o que empurram as metas lá para a segunda semana de janeiro. De janeiro, elas são procrastinadas para depois do Carnaval. E daí para a terra do nunca. Terra da frustração e das dívidas. Lembra-se do Pinóquio?

O boneco virou um menino de verdade. Toda vez que mentia, seu nariz crescia, disso todo mundo lembra, não é mesmo?

Mesmo com o grilo falante -sua consciência – o aconselhando coisas boas, Pinóquio se juntou às más companhias e fugiu para a Ilha da Diversão, onde meninos que só pensavam em comer doces, brincar e gastar iam se transformando, aos poucos, em jumentos de verdade.

Qualquer semelhança com nosso comportamento em dezembro é mera coincidência. Contos de fadas foram feitos para nos ensinar, de forma divertida, o que temos certa dificuldade em aprender.

Dezembro e festas de fim de ano, cuidado com os excessos

Já conversamos nos artigos anteriores sobre o perigo de mergulhar de cabeça  nas festas de fim de ano e férias sem pensar nos impostos, no material escolar, matrículas  e nas faturas dos cartões de crédito.

O que venho sugerir hoje é que você, assim como eu, viva o mês de dezembro como se fosse janeiro, na verdade isso deveria valer para todos os meses.

Escreva agora as metas para 2020 e comece a colocá-las em prática já. Financeiras, de saúde, alimentação, exercícios, de leitura, estudos, relacionamentos, organização do seu tempo. Isso vai te trazer uma sensação de vitória quando o ano começar de verdade.

Comece o ano sem ressaca e olhando para frente

Quando todos estiverem voltando à rotina com aquela ressaca física e moral, estaremos bem à frente.

De cabeça erguida, tendo vivido esse período delicioso sem se iludir. Consumir é bom, mas com consciência é muito melhor. Vou te contar como tenho me organizado, na prática, nos últimos anos.

Compro os presentes de Natal com muita antecedência. Comprar sem pressa nos possibilita melhores escolhas.

Embalo e envio para os de longe com antecedência também. Quando surgem os primeiros alimentos congelados para Natal e Reveillón, compro também, assim como as bebidas.

Sim, sou motivo de chacota entre os familiares  e amigos por conta disso. Quem liga? Quando eles estiverem nas filas de supermercado  exercitando o hábito de reclamar, estarei na piscina.

Dezembro: Natal sem gastar muito e aproveitando bastante

Para animar a festa de Natal sem gastar nada, fazemos um amigo secreto somente com presentes feitos por nós mesmos ou com itens usados. Sobremesas, artesanato, livros, roupas, acessórios.

Não é para dar coisas velhas e quebradas e ser muquirana. É sair um pouco da caixa, dar para a amiga aquela roupa sua que ela adora, um livro que você sabe que o pai vai amar, um brinquedo do qual seu filho já enjoou.

O artesanato que  alguém fez com carinho  pode ter mais significado que presentes caros comprados na pressa e  depois lamentados na fatura do cartão. Temos o péssimo hábito de achar que tudo é feio, vergonhoso, demonstra fracasso. Liberte-se desse tipo de pensamento.

Não espere dezembro acabar para pensar nas despesas de janeiro

Assim que as aulas acabam, pego a lista de material e compro tudo o que é necessário para o ano seguinte. Livros didáticos são caríssimos, e é melhor não esbanjar com festas uma grana que sei que vou gastar em fevereiro, né?

Além disso, meus filhos começam o ano com todo o material preparado. Sem atrasos e correria.

Se for viajar, compro as passagens com muita antecedência. Alugo carro com muita antecedência também. Não tenho carro há quase dois anos, mas isso é papo pra uma próxima conversa. Portanto, de IPVA estou livre e bem feliz.

Além disso, iniciar ou manter a rotina de exercícios, alimentação e leitura em dezembro é possível. Não precisamos de um janeiro para começar. Pode e deve ser agora mesmo.

Um dezembro feliz econômico e com gosto de infância

Lembre-se do que você mais adorava nas férias e finais de ano quando criança. Garanto que nenhuma lembrança diz respeito à correria e perfeição.

A casa da vó era meio caótica, a mesa não tinha uma decoração de revista, as comidas e os presentes carregavam amor, e não necessariamente uma fortuna investida. Sim, é possível fazer as coisas com planejamento sem abrir mão da beleza e espontaneidade. Disciplina é liberdade.

(Fonte: Dinheirama)

até breve…muito breve! /*–*/