Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Descubra como o viés inconsciente pode prejudicar a sua vida profissional

Descubra como o viés inconsciente pode prejudicar a sua vida profissional

judgebook

Descubra como o viés inconsciente pode prejudicar a sua vida profissional

Frequentemente e sem perceber julgamos o livro pela capa. Isso acontece quando você bate o olho em uma pessoa e com base em absolutamente nada já tem uma opinião formada sobre ela. Esse pensamento é o viés inconsciente e pode prejudicar a sua vida profissional na hora daquela entrevista de emprego, por exemplo.

O viés inconsciente é o conjunto de estereótipos que vamos armazenando ao longo da vida. São construídos por meio das nossas vivências, memórias de infância, percepções que adquirimos a partir das pessoas do ciclo de convivência e até o conteúdo das narrativas audiovisuais.

Por se tratar de algo inconsciente, é como se cada vivência ficasse armazenada em um grande banco de dados na mente, formando um sistema de convicções. A cada nova interação, o cérebro recorre a essas informações para julgar a situação vivida naquele momento. Tudo isso acontece em uma fração de segundos.

Essa velocidade te impede de perceber que está sendo tendenciosa e julgando toda a situação ou pessoa de acordo com o viés pessoal, utilizando os critérios de tudo que te cerca.

Como o viés inconsciente pode prejudicar a sua carreira?

O viés inconsciente pode prejudicar a vida profissional de todas as mulheres. Vamos supor que durante uma entrevista, o recrutador não vai tirar conclusões radicais a primeira vista. 
O cérebro dele vai julgar de um jeito intuitivo, a partir dos estereótipos que ele já conhece.

Se o recrutador tiver em seu “banco de dados” o estereótipo de que a vaga de emprego não é compatível com o gênero da pessoa entrevistada, geralmente a candidata, será prejudicada, por exemplo. Isso pode acontecer com aquelas vagas consideradas “masculinas” ou cargos executivos.

(Fonte: Finanças Femininas)

Comente, 

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Quer aprender a cuidar do seu dinheiro de forma simples e leve?

A Abrapp-Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar acaba de lançar site exclusivo sobre...

Conheça os Candidatos aos Conselhos das Fundações Sanepar

Já estão disponíveis no site das Fundações as informações dos candidatos aos conselhos. Além de...