Criação severa mexe com o cérebro das crianças 

Criação severa mexe com o cérebro das crianças 

chilcry

Criação severa mexe com o cérebro das crianças 

Chacoalhar, gritar ou bater: se essas explosões de raiva são frequentes com o filho, aumentam os riscos de que ele chegue à adolescência com problemas como ansiedade e depressão. 
Cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, descobriram essa ligação ao avaliar 94 adolescentes que haviam sido monitorados entre os 2 e os 9 anos, de acordo com o grau de exposição a um ambiente agressivo.

“Violência constante, inclusive verbal, gera alterações cerebrais principalmente na amígdala, área responsável por regular nossas emoções”, esclarece a neuropediatra Liubiana Araújo, da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Isso aumenta a propensão a prejuízos nas habilidades sociais e emocionais no futuro.”

É normal sentir raiva

“Todo mundo está sujeito a perder a paciência, e não é o caso de sentir culpa”, pontua Liubiana Araújo. Nessas horas, a saída é entender o que está sentindo e fazer uma pausa antes que venha a explosão. Em vez de gritar, atirar coisas no chão, afaste-se, tome uma água, respire e volte para ter uma conversa tranquila. “Ao fazer isso, o adulto demonstra à criança que é possível controlar o estresse”, diz a médica.

Educar sem traumatizar:

Aceite o choro

Em vez de insistir para que a criança pare de chorar, ajude-a a entender o sentimento ou sensação que a levou às lágrimas.

Ouça de verdade

Se seu filho não recebe atenção quando quer desabafar, sente-se frustrado e inseguro, o que desencadeia mais birras.

Não rotule

Ficar repetindo que ele é desobediente ou teimoso só vai carimbar essa informação no cérebro dele e exacerbar as crises.

Saiba valorizar

Reconhecer o comportamento adequado e as conquistas fortalece a autoestima e o autocontrole.

(Fonte: Veja Saúde)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA! /*–*/
 

Últimas notícias

Por dentro dos Empréstimos!

Senado aprova Medida Provisória do crédito consignado, com isso, estamos mais próximos do retorno do...

Regulamento do Viva Mais Previdência

Em linha com as melhores práticas do setor e o compromisso com o bem-estar dos...