A ansiedade é um sentimento associado à preocupação excessiva com o futuro e ao medo de que alguma coisa possa sair do controle e acabar dando errado. Trata-se de uma reação biológica natural e instintiva, que dispara uma espécie de “alarme” quando o cérebro percebe que o indivíduo está sob algum tipo de ameaça ou situação desconfortável.
Quando o indivíduo está ansioso, uma onda de hormônios é disparada, fazendo com que a pessoa entre em um estado de luta-fuga, que prepara o corpo para uma reação. As principais sensações físicas associadas à ansiedade são:
- Dificuldade para respirar;
- Suor excessivo;
- Tontura;
- Tremores;
- Batimento cardíaco acelerado.
A ansiedade é importante para o ser humano, pois ela permite que o indivíduo se prepare e planeje suas ações para lidar com determinadas situações. As sensações físicas ocorrem de forma instantânea, e leva poucos segundos até que o córtex entenda se a situação representa uma ameaça real. Caso não haja perigo, o sistema nervoso começa a se acalmar.
Quando ansiedade acontece de forma repentina, sem que haja alguma situação de perigo real e se apresenta de maneira intensa e duradoura, ela passa a atrapalhar as atividades cotidianas e a rotina da pessoa, caracterizando um distúrbio de ansiedade.
Tipos de ansiedade mais comuns
- Ataques de pânico
Ocorrem sem nenhuma razão aparente e o indivíduo sofre com sintomas muito intensos, tais como: Falta de ar, coração acelerado, tonturas e sensação de morte iminente.
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Caracteriza-se por ações repetidas ou rituais compulsivos. Nesse caso, a ansiedade se manifesta em forma de ideias obsessivas e, por mais que o indivíduo saiba que não há sentido em se sentir assim, ele não consegue evitar esses pensamentos.
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Caracterizado pela ocorrência de flashbacks e pesadelos sobre um evento traumático que tenha ocorrido na vida da pessoa. Nesse transtorno, a pessoa revive o episódio e sente as mesmas coisas, como se o fato estivesse ocorrendo novamente.
- Fobias
São marcadas pelo medo intenso e desproporcional de algo que não representa perigo. Algumas pessoas têm medo de animais inofensivos como aves, por exemplo, enquanto outras possuem um pavor inexplicável de palhaços.
- Ansiedade generalizada
Preocupação excessiva com diversas áreas da vida e da rotina: trabalho, filhos, saúde e segurança dos familiares. Este tipo de ansiedade pode ocasionar sintomas físicos como dor de cabeça, estômago, cansaço e tensões musculares.
- Principais causas para ansiedade
A ansiedade está totalmente conectada a emoções como alegria, medo, tristeza e raiva. Alguns episódios vivenciados pela pessoa podem engatilhar o transtorno, tais como:
- Traumas intrauterinos;
- Histórico familiar;
- Passar por algum evento traumático;
- Rotina estressante.
A maneira mais eficaz de enfrentar o problema é por meio do entendimento e reconhecimento dos gatilhos que levam ao transtorno. Além de praticar exercícios físicos, que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade, um treinamento de Inteligência Emocional pode transformar completamente a vida da pessoa ansiosa.
(Fonte: sbie.com. br)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA!