Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Confira seis dicas e cuidados sobre exercícios físicos durante a gestação

Confira seis dicas e cuidados sobre exercícios físicos durante a gestação

dicas e cuidados exercícios físicos durante a gestação

Confira seis dicas e cuidados sobre exercícios físicos durante a gestação

Consulte um médico obstetra para descartar contraindicações

A grande maioria das mulheres pode praticar exercícios físicos na gravidez. Contudo, existem certas contraindicações, doenças e patologias que impossibilitam a atividade física. “O obstetra tem sempre que ser consultado para descartar condições mais graves, raras, da própria gravidez. Já um médico do esporte pode orientar melhor quanto à prática dos exercícios porque ele pode dimensionar o condicionamento da paciente”, explicou Sílvia. Mulheres que já possuam problemas cardíacos ou respiratórios também devem consultar um especialista.

Cuidados gerais

“Hidratação é o ponto mais importante: precisa beber água o tempo todo. Outra recomendação é não fazer exercício em jejum. Se for um lugar fechado, o ambiente não pode ter a temperatura muito alta e deve ser bastante ventilado. No caso de um local aberto, a indicação é usar roupa leve e evitar os horários mais quentes”, enumerou a especialista.

Sinais de alerta

As gestantes devem ficar atentas a algumas situações: sangramento, tontura ou cansaço desproporcional. “Caso tenha observado alguma delas, a gestante deve interromper os exercícios físicos e procurar assistência médica imediatamente”, aconselhou Sílvia.

Até que fase da gestação a prática de atividade física é permitida

Sílvia afirmou que os exercícios físicos podem ser praticados até o dia do parto. “A grávida precisa ser avaliada levando em conta todo o histórico de exercício físico e de condicionamento. Se o exercício for bem prescrito no começo, é possível manter até o final. Às vezes, existe uma questão de conforto para a mãe, mas não de risco para o bebê. Os exercícios na água são muito confortáveis no fim da gravidez, por exemplo”, disse.

Modalidades mais indicadas

De forma geral, a médica explicou que exercícios mais seguros são a caminhada e as modalidades na água como, por exemplo, hidroginástica e natação. A musculação também é segura e serve para o fortalecimento dos músculos. Já o pilates é recomendado até para quem nunca havia praticado antes.

(Fonte: Estadão)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Boa notícia! Novidade aos Aposentados e Pensionistas da Fusan

A Fusan anuncia uma importante novidade! Vem aí uma nova parceria com o Banco Itaú....

Por dentro da Taxa de juros

Por dentro da Taxa de juros: o motor dos planos de previdência e seus impactos...