Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Compensar sono no final de semana não adianta e ainda pode engordar, diz estudo 

Compensar sono no final de semana não adianta e ainda pode engordar, diz estudo 

sleepbeware

Compensar sono no final de semana não adianta e ainda pode engordar, diz estudo 

Se você dorme pouco durante a semana por causa do trabalho ou dos estudos e aproveita o sábado e o domingo para “compensar” o sono, passando mais horas na cama, saiba que o hábito é inútil, não resolve o cansaço e, em alguns casos, pode até resultar em ganho de peso.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Colorado Boulder, nos Estados Unidos, dormir algumas horas a mais no final de semana não resulta em nenhum benefício metabólico a longo prazo. O experimento contou com 36 pessoas e foi conduzido durante nove dias.

Compensar o sono no fim de semana pode engordar

Para chegar à conclusão, os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos: o primeiro teve o sono restringido a não mais que cinco horas, outro pôde “compensar” as horas de sono no fim de semana e dormir o quanto quisesse e o último não recebeu nenhuma restrição em relação ao sono.

Ao verificar o metabolismo de todos os voluntários, os cientistas observaram que os grupos que tiveram o sono limitado apresentaram praticamente os mesmos níveis de ganho peso e deterioração do metabolismo. Os participantes comeram mais durante a noite, engordaram e exibiram declínios na sensibilidade à insulina.

O grupo que adotou o método de compensação de sono no fim de semana apresentou melhorias moderadas, mas que não eram mantidas durante a semana, quando retomaram uma rotina de sono restrito.

Em algumas medidas, o grupo de recuperação de fim de semana mostrou até piores resultados. Quem teve sono restrito o tempo todo apresentou redução da sensibilidade à insulina em 13%. No grupo de recuperação de fim de semana, a piora chegou a 27%.

Pesquisas anteriores feitas pelos mesmos estudiosos mostraram que o sono insuficiente pode elevar os riscos de obesidade e diabetes, aumentando também a vontade de fazer lanches à noite e diminuindo a capacidade de regular o açúcar no sangue. Os impactos negativos podem ocorrer após apenas uma noite de sono perdido.

(Fonte: Vix)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Psicologia do consumismo: como o pertencimento afeta as finanças

O comportamento financeiro de um indivíduo é moldado por uma combinação de fatores racionais e...

Pesquisa de Satisfação Fundações

Já está disponível a pesquisa de satisfação dos planos das Fundações Sanepar! Você é participante...