Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como a visão se transforma ao longo dos anos? A gente te conta!

Como a visão se transforma ao longo dos anos? A gente te conta!

eyelove

Como a visão se transforma ao longo dos anos? A gente te conta!

Ahhh… crescer. Inevitável, mas maravilhoso. Com o passar dos anos vêm aventuras, aprendizados e transformações. A visão é uma dessas mudanças, que certamente teremos que enfrentar. Mas, você sabe como ela acontece ao longo dos anos? Aqui contamos para você, veja só! Dessa forma, você não vai ser pego desprevenido. 

Dos 0 aos 40 anos

Em geral, nas primeiras décadas de vida, o olho humano costuma funcionar corretamente; no entanto, existem 3 problemas que podem ocorrer nesta etapa. 

Miopia: dificuldade para enxergar objetos que estão distantes (mas os que estão perto é possível enxergar sem problemas). Esta condição se desenvolve na infância e pode ser corrigida com a ajuda de lentes de contato ou óculos.

Astigmatismo: esta ocasiona que los objetos se vean borrosos a corta, mediana y larga distancia. En muchos casos este padecimiento es de nacimiento y puede ser tratado con lentes de contacto correctivos. Muy difícilmente requiere de una operación. 

Hipermetropia: nesta doença o olho não consegue focalizar objetos próximos e, em alguns casos, as pessoas com hipermetropia também não conseguem focalizar os objetos distantes. Da mesma forma que com as condições anteriores, pode ser tratada com a ajuda de lentes de contato especiais. 

Dos 40 aos 50 anos

A partir dos 40 anos de idade, o olho começa a sofrer muitas mudanças e podem aparecer várias condições relacionadas à fadiga da visão, como as que seguem logo abaixo:

Presbiopia: faz com que o olho pare de enxergar claramente objetos próximos ou letras muito pequenas. Ocorre gradualmente ao longo da sua vida, mas fica mais evidente quando você chega nos 40 anos. A presbiopia pode ser tratada com lentes de contato e até mesmo se fazer imperceptível.

Olho seco: esse distúrbio acontece quando os olhos param de produzir lágrimas suficientes e, como resultado, coçam, ardem ou ficam vermelhos. Com a ajuda de gotas especiais ou lentes de contato umedecidas, diga adeus ao problema!

Dos 50 aos 60 anos

Nesta idade, as doenças dos olhos ficam mais severas e podem também desenvolver degeneração relacionada à idade.. 

Degeneração macular: ela acontece devido ao desgaste da mácula, a parte do olho especializada na visão dos detalhes. Quando é danificada, torna-se mais difícil ler, reconhecer rostos e enxergar claramente.

Dos 60 anos em diante (terceira idade)

Nesta fase da vida é quando deve se dar mais atenção ao cuidado dos olhos, com visitas frequentes a um especialista, pois é quando é mais comum apresentar as seguintes doenças:

Glaucoma: Esta condição é produzida pelo aumento da pressão ocular que danifica o nervo que conecta o olho com o cérebro. Se não for detectada precocemente, pode até provocar a perda permanente da visão.

Catarata: é uma condição na qual o cristalino do olho é afetado, tornando a visão turva. Esta doença está relacionada à idade e é muito comum que se apresente por volta dos 80 anos.

Como você acaba de ler, a visão muda com o tempo, e também mudam nossos olhos. Portanto, não importa se você tem 20, 40 ou 60 anos, visite e consulte regularmente o seu oftalmologista, pois ele é o responsável pelos cuidados da sua saúde visual. 

(Fonte: Vix)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*–*/
 

Últimas notícias

Caminhada Viva Mais: Setembro Amarelo em movimento!

Que tal começar o seu sábado com uma dose extra de alegria e bem-estar? A...

Boa notícia! Novidade aos Aposentados e Pensionistas da Fusan

A Fusan anuncia uma importante novidade! Vem aí uma nova parceria com o Banco Itaú....