Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como organizar as finanças após o Carnaval?

Como organizar as finanças após o Carnaval?

planorganizze

Como organizar as finanças após o Carnaval?

Após os dias de folia, a Quarta-feira de Cinzas costuma trazer a famosa ressaca de Carnaval. O mesmo vale para a vida financeira: se você se planejou corretamente, pode voltar à rotina sem medo! Agora, se você exagerou nos gastos durante o feriado, pode se preparar para a dor de cabeça – e não terá chá de boldo que lhe salve! A boa notícia é que estamos aqui para lhe ajudar a colocar as finanças pessoais em ordem e não deixar a farra prejudicar os demais meses do ano.

1. Avalie os gastos do Carnaval

O primeiro passo é ver o tamanho do estrago. Respire fundo e liste quais todos os gastos que você teve durante o feriado – desde a viagem até aquela cerveja que você comprou no bloquinho. Para tanto, você pode usar a nossa Planilha Amiga do Orçamento, que facilitará a tarefa. É muito importante que você tenha noção de seus gastos, pois só assim poderá organizar suas finanças pessoais.

2. Usou o cartão de crédito? Prepare-se para pagar a fatura

Dependendo do uso que você fez dele durante o Carnaval, o momento de conferir a fatura fechada pode ser assustador. Por isso, se você perceber que não conseguirá pagar a fatura inteira, esqueça o pagamento mínimo: os juros do crédito rotativo chegou a 287,1% ao ano em dezembro de 2019.

Neste caso, a melhor alternativa para pagar a fatura é adquirir um empréstimo com taxas de juros mais baixas, como crédito consignado e empréstimo pessoal, trocando uma dívida cara por outra mais barata. Além disso, esqueça que você tem cartão de crédito por um tempo e priorize pagamentos a vista.

3. Ficou endividad@? Temos dicas para pagar as dívidas

Calma! Você conseguirá quitar seus débitos ao longo do ano – desde que se organize para isso. Liste suas dívidas e organize-se para que as parcelas da dívida não ultrapassem 30% de sua renda líquida. Também é válido renegociá-las junto aos credores.

4. Controle os gastos futuros

Assim como acontece em uma ressaca de bebedeira, aqui você também precisará pegar leve com seu bolso por um bom tempo e ter controle dos gastos. Para lidar com tantas despesas, é válido fazer um detox nas finanças, analisando o orçamento para ver onde é possível fazer cortes.

5. Faça um planejamento financeiro para o próximo Carnaval

Agora que você conhece as consequências de se jogar na farra sem planejamento financeiro, prometa para si mesma que fará tudo certo no ano que vem. Quer viajar? Pesquise preços de passagens e hospedagem com antecedência e guarde dinheiro para pagar à vista – assim, você evita dívidas e ainda pode pedir desconto.

(Fonte: Finanças Femininas)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Caminhada Viva Mais: Setembro Amarelo em movimento!

Que tal começar o seu sábado com uma dose extra de alegria e bem-estar? A...

Boa notícia! Novidade aos Aposentados e Pensionistas da Fusan

A Fusan anuncia uma importante novidade! Vem aí uma nova parceria com o Banco Itaú....