Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como montar uma planilha de finanças pessoais em época de crise?

Como montar uma planilha de finanças pessoais em época de crise?

plancomp

Como montar uma planilha de finanças pessoais em época de crise?

Ter um bom controle das finanças pessoais em época de crise econômica, requer disciplina e muita organização no dia a dia. Felizmente, existem diversas formas de se fazer isso, além do extrato bancário e calculadora. Por exemplo, uma planilha pode ser uma ótima aliada quando o assunto é finanças pessoais. A MetLife vai te ensinar como montar uma planilha, de uma forma simples e prática.

Escolha uma boa ferramenta

Foi-se o tempo em que era preciso estar na frente de um computador para montar uma planilha no Excel. Além do app desse programa, o Google Drive permite que você acesse os seus arquivos de onde estiver, mesmo em modo offline. Seja no desktop da sua casa ou na tela do seu smartphone, o mais importante é ter uma planilha bem organizada!  

Crie a planilha começando pelos meses

Se você não está acostumado a ter uma planilha para controle de gastos, uma boa dica é começar pelas despesas mensais fixas, pois fica muito mais organizado. Escreva todos os meses do ano nas respectivas colunas, pulando a primeira, que está reservada para as despesas. 

Liste as despesas

Na primeira coluna da sua planilha de finanças, faça uma lista de todas as suas despesas fixas mensais, colocando uma abaixo da outra. Você não deve se esquecer de colocar o item poupança mensal. Dessa forma, você acaba se vendo “obrigado” a reservar uma parte do seu salário todos os meses. Esse valor é a reserva de emergência para gastos eventuais. 

Mapeie todos os seus gastos

Com o seu extrato bancário em mãos e os recibos das compras feitas no cartão de crédito, fica mais fácil administrar todo o seu orçamento. Some todas as despesas de cada categoria da sua planilha, preenchendo com atenção o campo do mês em que o gasto foi feito. Tenha bastante atenção ao preencher, para não colocar as despesas no mês errado. 

Some as despesas de cada mês e compare-as

Na última linha da sua planilha, coloque a soma final de todos os seus gastos de cada um dos meses para uma comparação. Dessa forma, fica muito mais fácil saber qual o seu gasto médio mensal e se ele é compatível com o seu salário. O ideal é que a receita seja sempre maior do que as despesas, para um bom equilíbrio financeiro. 

Crie metas de gastos

Depois de fazer uma análise de onde você está empregando o seu dinheiro, uma boa dica é criar metas de gastos, sempre de acordo com seu orçamento. Se for necessário, limite os gastos com diversão e lazer em prol de uma poupança, caso não esteja economizando nada. Depois de um certo tempo e com bastante disciplina, você já pode pensar até em investir seu dinheiro em algo mais rentável. 

Siga nossas dicas e deixe suas finanças pessoais sempre em dia, mesmo em época de crise econômica. Organização e planejamento sempre são bem-vindos!

(Fonte: Metlife)

Comente, até breve…muito breve

Últimas notícias

Resultados FusanPrev

O FusanPrev é um plano de Contribuição Variável formado pelas parcelas BD (aposentados e pensionistas)...

Rede de Farmácias: redimensionamento

A Fundação está reformulando a rede de farmácias credenciadas visando maior comodidade e acesso a...