Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como limpar o nome: veja o passo a passo para voltar a ter crédito!

Como limpar o nome: veja o passo a passo para voltar a ter crédito!

freedonman

Como limpar o nome: veja o passo a passo para voltar a ter crédito!

Uma pesquisa da Serasa Experian no Brasil mostrou que mais de 40% da população adulta está inadimplente.

Acontece que essa inadimplência traz muitos problemas, pois o cadastro negativo dificulta a obtenção de crédito, prejudica os sonhos de consumo da família e pode até impedir um candidato de assumir um cargo público.

Logo, se você possui o nome sujo, é ideal descobrir como limpar e também tomar as medidas necessárias para que isso não volte a acontecer.

Pensando nisso, criamos este artigo, que mostra como você consegue limpar o nome nos principais órgãos de proteção ao crédito, o aplicativo que vai te ajudar a manter o nome sempre limpo e os benefícios desta atitude.

Além de um passo a passo simples com os procedimentos adequados para regularizar essa situação!

Entenda como limpar o nome

Saiba que cada caso é um caso

Existem basicamente duas maneiras diferentes de regularizar o nome sujo. Elas variam de acordo com a intenção de cada pessoa:

Caso 1: pague as dívidas

O jeito mais simples de limpar o seu nome é pagando as dívidas. Nesse enfoque, você deve negociar a dívida com o credor, oferecendo pagar o débito em parcelas.

Mas é necessário saber quanto dinheiro você poderá separar mensalmente para manter o acordo.

Dê uma olhada neste artigo sobre planejamento financeiro e tecnologia que explica bem como se organizar sem aqueles procedimentos chatos.

Com o acordo, elimina-se a dívida antiga e o credor deve providenciar a retirada da restrição do seu nome em até 5 dias úteis, sob penalidade de dano moral.

Lembrando que, ao deixar de pagar a nova dívida, seu nome ficará sujo novamente.

Caso 2: aguarde a prescrição da dívida

O Código Civil estabelece que é de 5 anos o prazo para o credor cobrar uma dívida, sendo esse também o prazo para que o nome de alguém conste em cadastros de inadimplentes.

Diante desse direito legitimado, talvez não seja interessante negociar uma dívida próxima de vencer, a não ser que os descontos valham a pena.

A exceção aqui é que, se o credor acionar o Judiciário, a regra dos 5 anos não vale. Nesse caso, o prazo limite é a data do julgamento.

“Como limpar meu nome presencialmente?”

Se você decidiu mudar sua situação financeira e disse para si mesmo “Quero limpar meu nome”, deve saber como começar o processo, seja ele de maneira presencial ou online:

Procure o credor

Uma opção para começar a limpar seu nome é entrar em contato diretamente com o credor indo até o ambiente oferecido por ele, seja loja ou banco, e tentar renegociar a dívida de modo que você tenha condições de pagar.

Outra alternativa interessante é esperar eventos como o Feirão limpa nome presencial que costuma ocorrer pelo menos uma vez por ano. 

(Fonte: Blog Mobills)

Comente, 

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Quer aprender a cuidar do seu dinheiro de forma simples e leve?

A Abrapp-Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar acaba de lançar site exclusivo sobre...

Conheça os Candidatos aos Conselhos das Fundações Sanepar

Já estão disponíveis no site das Fundações as informações dos candidatos aos conselhos. Além de...