Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como lidar com as emoções na Black Friday

Como lidar com as emoções na Black Friday

Como lidar com as emoções na Black Friday

Desenvolver o autocontrole durante a Black Friday requer a habilidade de controlar impulsos, definir e gerenciar limites de gastos financeiros e tomar decisões conscientes ao realizar compras. Essa prática promove a responsabilidade e compras conscientes, mesmo diante de ofertas e descontos fascinantes. Listamos algumas dicas que podem ajudá-lo durante este grande evento:

1) Estabeleça um orçamento: Antes da Black Friday, defina um orçamento realista. Isso ajudará a controlar o impulso de gastar mais do que pode pagar e a fazer escolhas mais ponderadas.

2) Faça uma lista de desejos: Liste os itens que deseja comprar com antecedência. Concentre-se nos produtos que realmente precisa ou deseja, evitando compras por impulso.

3) Pratique a gratificação atrasada: Se sentir que a empolgação está tomando conta, pratique a gratificação atrasada. Pergunte a si mesmo se realmente precisa do item agora ou se pode esperar. Christian Elger recomenda que você deve reservar algum tempo antes de realmente comprar o produto. Saia da loja e dê uma volta rápida no quarteirão. Isso dá à parte racional do cérebro tempo para calcular a necessidade. Depois de 30 minutos, segundo o neurocientista, você provavelmente não desejará metade do que tinha originalmente em seu carrinho de compra.

4) Pesquise dias antes de comprar: Certifique-se de que as ofertas da Black Friday são realmente descontos significativos. Busque históricos do valor do produto que deseja comprar e veja se de fato é um produto em promoção. Além disso, não se sinta obrigado a fazer compras simplesmente porque todo mundo está fazendo isso. Siga as suas regras pré-estabelecidas de compra.

5) Evite compras impulsivas fora do planejado: Se perceber que está comprando por impulso, faça uma pausa e reflita sobre sua decisão. Pergunte-se se o item é realmente necessário naquele momento e evite ceder à pressão. E se perceber que o emocional está fragilizado, evite realizar compras neste período de vulnerabilidade.

Black Friday é um momento que pode ser bastante oportuno para fazer compras, mas é importante lembrar que as emoções podem influenciar significativamente o comportamento de consumo. Ficar empolgado é normal, mas é essencial manter o controle para evitar gastos excessivos e compras por impulso. Lembre-se de que a chave é equilibrar a empolgação com decisões financeiras sensatas.

(Fonte: trecho de Penso, Logo Invisto – GOV)

Últimas notícias

Quer aprender a cuidar do seu dinheiro de forma simples e leve?

A Abrapp-Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar acaba de lançar site exclusivo sobre...

Conheça os Candidatos aos Conselhos das Fundações Sanepar

Já estão disponíveis no site das Fundações as informações dos candidatos aos conselhos. Além de...