Como criar o hábito de guardar dinheiro? Assim como funciona com qualquer outro tipo de hábito, com relação à organização financeira também é preciso começar dá forma que for possível e ir mantendo a frequência.
Ninguém muda um hábito do dia pra noite, certo? Vale para cuidar do corpo, da mente, estimular a leitura, o aprendizado.
Neurocientistas costumam dizer, aliás, que é preciso 21 dias ao menos para que nosso cérebro se habitue a nossas rotinas. É por isso que sempre ressaltamos por aqui que mais que a quantidade de dinheiro a ser guardada, a frequência é o mais importante quando se trata de criar o hábito de guardar dinheiro.
No livro “100% presente”, o palestrante, ex-nadador e coach esportivo Joel Moraes trata da importância de criarmos uma meta por dia, que seja pequena mas tangível, e que dependa apenas de nós mesmos.
“É a somatória de mini-hábitos, nano-hábitos, micro-hábitos que fará a diferença. Não se trata de uma corrida de 100 metros, mas sim de uma maratona de 42 quilômetros.”, explica ele, que também diz: “Não precisa acelerar. Basta não parar.”
Como você tem lidado com a organização financeira?
Criar o hábito de guardar dinheiro tem a ver com organizar as finanças em geral, e isso precisa ser feito diariamente, a cada gasto inútil que você deixa de fazer, a cada real que você consegue economizar, a cada exemplo de inteligência financeira que você ensina a seus filhos. São estas pequenas ações que o ajudarão a criar hábitos muito importantes.
E, assim como acontece quando a gente dirige, no início é preciso prestar mais atenção, afinal a gente pode facilmente errar a marcha, mas depois vira algo automático.
Para que você comece a criar o hábito de guardar dinheiro desta forma “automática”, separei algumas dicas importantes. Veja quais delas fazem sentido para você e passe a inseri-las, mesmo que aos poucos, mas com frequência, no seu dia a dia!
Dicas para ajudá-lo a criar o hábito de guardar dinheiro
• Comece com pouco
Que tal começar com pouco? 1 real por dia que seja. Comece a deixar de gastar aqui e ali e, no lugar de um gasto que seria feito, use o dinheiro para começar a formar esta reserva. Pode ajudar contar com um aplicativo como a Diin, que tem como objetivo exatamente estimular as pessoas a pouparem.
• Faça economia
Para começar a guardar dinheiro é preciso começar a economizar também. Se mesmo ganhando bem e tenho uma receita maior, você não cuidar do dinheiro, este dinheiro em algum momento pode sumir. Lembre-se, portanto, que não desperdiçar é importante.
• Registre os gastos
Sem entender para onde vai o dinheiro, guardar se torna algo complicado. É observando para onde vai o dim dim que poderia ser guardado que você começa a ver que dá para guardar mais do que o imaginado. Se for o caso, use aplicativos financeiros para ajudar a entender os gastos.
• Cuidado com o emocional
Compras por impulso costumam ser grandes vilãs para quem quer criar o hábito de guardar dinheiro. Isso porque você começa bem e, quando vai ver, no lugar de guardar, acabou gastando o que não devia em algo sem importância. Se for o caso, deixe o cartão de crédito em casa e nem abra emails com ofertas “arrasadoras”.
• Tenha planos e metas
Finalmente, ninguém guarda dinheiro sem ter um objetivo. É preciso que você tenha planos e metas definidos para começar a criar o hábito de guardar. Pense, por exemplo, em quanto dinheiro você gostaria de ter até o fim do ano para começar uma reserva financeira. Ou, ainda, quanto precisará ter para realizar aquele curso importante ou a viagem de férias. A partir daí fica mais fácil ter vontade de guardar. Boa sorte!
(Fonte: Dinheirama)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/