Também chamada de hipotensão arterial, a pressão baixa ocorre quando atinge medidas iguais ou inferiores a 9 por 6, contra a normal, 12 por 8. Os sintomas mais comuns do quadro são dor de cabeça, tontura, vista escura, fraqueza e sensação de desmaio.
Quando uma pessoa apresenta os sintomas de pressão baixa é comum ouvir a antiga recomendação de colocar um pouco de sal sob a língua.
O truque, porém, não tem utilidade alguma, já que o sal só promove efeito após a ação dos rins, ou seja, apenas entre 24h ou 48h após sua ingestão.
O que fazer em caso de pressão baixa
Em caso de bruscas quedas de pressão, que podem ser provocadas por desidratação, hipoglicemia ou calor excessivo, por exemplo, o ideal é se deitar de barriga para cima, mantendo as pernas sobre uma cadeira ou banco, para que elas fiquem mais altas do que o resto do corpo.
Deixar as pernas levantadas ajuda a aliviar os sintomas em pouco tempo porque faz com que o sangue retorne mais rapidamente ao coração e ao cérebro, ação que normaliza a pressão arterial.
Quem frequentemente sofre com o problema de pressão baixa, além de buscar acompanhamento médico, deve se manter sempre bem hidratado bebendo bastante água ao longo do dia e comer de 3 em 3 horas para controlar a pressão.
(Fonte: Vix Saúde)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/