Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Chega de aperto: 3 dicas práticas para cuidar melhor do seu dinheiro em 2021

Chega de aperto: 3 dicas práticas para cuidar melhor do seu dinheiro em 2021

bookkeeping-615384_1280

Chega de aperto: 3 dicas práticas para cuidar melhor do seu dinheiro em 2021

Guardar dinheiro e ter uma vida mais equilibrada é um dos principais desejos da população nacional. No entanto, uma pesquisa feita pela empresa Acordo Certo (outubro de 2020) revelou que 73% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro e apresentam dificuldades em manter as contas em dia.

Para driblar essa barreira, a educação financeira é essencial. Dessa forma, pesquisar e estudar sobre o tema por meio de notícias, vídeos, livros, podcasts e redes sociais é o caminho mais seguro para identificar e desenvolver hábitos financeiros mais saudáveis.

Organizar, avaliar e poupar são as dicas centrais para lidar com o dinheiro de maneira mais organizada e satisfatória em 2021. São esperados inúmeros acontecimentos para este ano, e o cenário nacional é bastante incerto quanto à realidade econômica.

Portanto, é preciso ter muita clareza de gastos e ganhos para traçar bons planos para colocar as finanças em dia e sair do aberto, veja:

Organizando o orçamento

O primeiro passo para colocar as finanças em dia é organizar o orçamento. Seja por meio de anotações ou fazendo uso de um aplicativo organizador de finanças, é essencial colocar o quanto entra no seu orçamento e o quanto sai.

Faça isso detalhadamente, de forma a obter um resultado panorâmico da sua situação financeira. Se o objetivo é organizar o orçamento familiar, adicione todos os gastos e os ganhos dos componentes.

Avaliando o cenário com frieza

Ao identificar os principais gastos é hora de avaliar, com frieza, quais destes podem ser cortados para liberar espaço no orçamento. Nessa hora, o desprendimento é fundamental, sendo exercido com objetivo claro, especialmente, se há assinaturas antigas que não fazem mais sentido, sendo preciso negociar para sair do plano.

Além disso, uma dica bastante interessante é substituir serviços e produtos por opções mais baratas.

Poupando e destinando recursos conscientemente

Após visualizar o cenário geral do seu orçamento e definir os cortes de gastos necessários, será possível entender o que falta para equilibrar as finanças e tomar novas decisões.

Se ainda faltam recursos e nada mais pode ser cortado, é hora de encontrar caminhos para obter renda extra e fazer a conta do mês fechar.

Mas se os cortes foram suficientes, é hora de projetar um novo destino para seu dinheiro, como separar uma quantia para poupar e investir todo mês, de forma a obter conquistas e tirar sonhos do papel sem mais apertos.

(Fonte: O popular)

Comente, até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Resultados FusanPrev

O FusanPrev é um plano de Contribuição Variável formado pelas parcelas BD (aposentados e pensionistas)...

Rede de Farmácias: redimensionamento

A Fundação está reformulando a rede de farmácias credenciadas visando maior comodidade e acesso a...