Pesquisa realizada na Northwest A&F University, na China, mostram que um ingrediente encontrado no chá verde pode ajudar na melhora do comprometimento da memória, na resistência à insulina no cérebro e na obesidade.
O estudo foi realizado com ratos e envolveu o epigalocatequina-3-galato (EGCG), o ingrediente mais abundante e biologicamente ativo no chá verde. Os pesquisadores estudaram três grupos de ratos machos, de três meses de idade, que foram alimentados com uma dieta placebo, uma dieta com alto teor de gordura e frutose (HFFD), ou uma dieta HFFD com 2 gramas de EGCG por litro na água potável durante 16 semanas.
Os ratos alimentados com a dieta HFFD apresentaram maior peso corporal do que os ratos de controle e significativamente maiores do que aqueles que alimentaram uma combinação de HFFD e dieta EGCG. Os resultados mostraram que os ratos no grupo HFFD levaram mais tempo nos testes cognitivos e de memória do que o grupo controle e significativamente maiores do que o grupo que recebeu água com EGCG.
Os pesquisadores acreditam que o consumo do chá verde, que é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água e cultivada em pelo menos 30 países, pode ser uma alternativa, aliada a outros hábitos de vida saudáveis, para prevenir problemas de memória.
(Fonte: Boa Saúde)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA FEIRA! /*–*/