Está tendo dificuldades para dormir ultimamente? O ronco afeta mais de 90 milhões de americanos e a maioria dessas pessoas “não sabe por que ronca ou o que o ronco pode indicar sobre sua saúde geral”, segundo Jagdeep Bijwadia, médico do sono e de doenças pulmonares.
O ronco pode ser um sinal de alerta para um distúrbio do sono, como a apnéia, uma condição que pode causar uma pausa na respiração durante a noite.
Estudos recentes mostraram que o ronco pode levar a um alto risco de endurecimento das artérias, uma das principais causas de acidente vascular cerebral, e problemas cardíacos em geral, disse Steven Olmos, fundador da TMJ & Sleep Therapy Centers International.
Felizmente, você pode controlar a maioria desses casos. E o primeiro passo é descobrir o que o causa o ronco para obter a condição de tratamento adequado.
Entenda alguns motivos que podem te levar a roncar.
1. Você está curtindo muito a noite
Tomar uma taça de vinho no final do dia pode diminuir o seu cansaço, mas não está necessariamente favorecendo seus hábitos de sono.
De acordo com Bijwadia, o álcool relaxa os músculos das vias respiratórias, o que pode levar ao ronco excessivo — mesmo que você não seja um roncador regular.
“E quanto menos restaurador e profundo o sono que você tem a cada noite, mais você se sente desorientado ao longo do dia”, disse ele.
2. Você tem uma obstrução nasal
Ter algo bloqueando sua respiração pode definitivamente contribuir para o ronco. Isso pode acontecer devido a uma alergia ou a um desvio do septo, de acordo com Brian Drew, médico da Ear Nose e Throat Specialty Care.
Um alergista pode te ajudar a tratar seus problemas com ácaros da poeira ou um otorrinolaringologista pode ajudá-lo a encontrar uma maneira eficaz de reduzir o ronco que ocorre por causa da obstrução nasal.
“Sprays nasais aumentam o volume nasal em 20%, e isso impacta drasticamente no seu ronco”, acrescentou Olmos.
3. Você é um dorminhoco de bruços
“Dormir de costas pode te deixar mais propenso a roncar”, explica Marcella M. Frank, especialista em medicina do sono.
“Quando alguém dorme de costas, há uma tendência natural para que a mandíbula e a língua caiam no fundo da garganta”, explicou Frank.
Estudos mostram que cerca de 92% das pessoas que sofrem com distúrbios respiratórios do sono podem se sentir melhor quando elas não estão deitadas de costas.
“Dormir de lado ajuda a reduzir o ronco e, para aqueles que sofrem de distúrbios do sono mais sérios, como a apnéia do sono, também pode ajudar a aliviar alguns desses sintomas. Pode aumentar sua ingestão noturna de oxigênio e protege as vias aéreas”, acrescentou Bijwadia.
4. Pode estar relacionado ao seu peso
O excesso de peso corporal pode levar a um tônus muscular fraco e a uma quantidade maior de tecido ao redor da garganta e do pescoço. Ambos podem catalisar uma piora na condição do ronco.
Garantir que você está ativo durante todo o dia irá proporcionar-lhe mais qualidade de sono, disse Bijwadia, observando que a manutenção de um peso saudável pode diminuir o seu ronco.
5. Sua tireóide pode estar precisando de um check-up
“Com uma tireóide irregular, pode haver alterações na via aérea superior que levam a dificuldade para respirar durante o sono”, explicou a médica Shoshana Ungerleider, da Sutter Health.
Estudos mostram que a estabilização hormonal em pessoas com uma condição de hipotireoidismo melhora a gravidade do ronco. Alguns outros sinais de que a sua tireóide pode ter baixo funcionamento incluem fadiga, ganho de peso, pele seca, queda de cabelo e depressão.
6. Pode ser relacionado com a sua idade
O ronco é mais comum à medida que envelhecemos “simplesmente por causa do tecido flexível” nos corpos, disse Frank.
Exercícios como cantar, acredite ou não, podem ajudar nisso, acrescentou Olmos.
7. A forma da sua boca pode estar causando o problema
As pessoas são diferentes, e alguns de nós têm uma anatomia da boca que pode nos tornar mais propensos a roncar. Por exemplo, ter um palato mais baixo, mais espesso ou mais macio pode estreitar suas vias aéreas e provocar o ronco.
Drew observou que algumas dessas diferenças estruturais que podem levar ao ronco podem ser tratadas. Por exemplo, aparelhos de boca podem ser capazes de reduzir o problema, explicou.
8. Você é um homem
Desculpem, caras. Pesquisas sugerem que as diferenças físicas entre os sexos podem contribuir para o ronco. Por exemplo, os homens têm passagens aéreas mais estreitas que podem agravar o problema. Homens estatisticamente bebem mais álcool do que mulheres, o que pode levar ao ronco induzido por inflamação.
Se você não se identifica com nenhum destes exemplos, é aconselhável que você faça uma investigação sobre a apneia do sono.
O ronco muitas vezes pode ser um sinal de apneia obstrutiva do sono, que é uma condição médica séria. A condição pode fazer que você pare de respirar enquanto está dormindo, porque os tecidos moles em sua garganta colapsam e bloqueiam suas vias aéreas.
“As vibrações desses tecidos moles é que causam o ruído do ronco”, disse Kimanh Nguyen, médico otorrinolaringologista.
Os sintomas da apneia podem incluir roncos altos, cansaço durante o dia, dores de cabeça matinais, sono agitado e períodos em que você para de respirar ou acorda com falta de ar.
A condição, que pode ser tratada por um médico otorrinolaringologista ou especialista em sono, é diagnosticada por um teste chamado polissonografia ou estudo do sono.
Se não for tratada, pode levar a pressão alta e problemas cardíacos. Então, se nenhuma das questões acima parece ser a razão para o seu ronco, converse com um médico o mais rápido possível.
(Fonte: Huff Post)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/