Já faz um tempo que os bancos lançaram a categoria de cartão pré-pago, que pode ser emitido para qualquer pessoa, mesmo que não possua conta no banco. Embora pareça uma excelente ideia no primeiro momento, vamos refletir melhor sobre esta nova modalidade e os motivos para adquiri-la ou não. Seguem abaixo características:
Tarifas – estes cartões terão tarifas para tudo: emissão, manutenção, recarga e saque. É claro que um ou outro banco poderá isentar estas tarifas como uma forma de vantagem competitiva, mas inicialmente estas tarifas existem, e são bem elevadas. Público alvo – o objetivo inicial deste produto é atingir a população que não possui conta corrente em nenhum banco.
Funcionamento – idêntico a um cartão de débito, podendo efetuar compras ou saques em caixas eletrônicos.
Não há muito segredo. Esta modalidade de cartão é muito comum nos Estados Unidos, e já é muito utilizada por brasileiros para realizar gastos no exterior.
Mas será que vale a pena?
Depende da sua intenção, se você:
- Nunca possuiu uma conta corrente em banco porque não queria ter custos com isso, não é uma boa alternativa. Isto porque é possível abrir uma conta digital ou essencial que não possui custos de manutenção e até para transferências eletrônicas.
- Não possui conta em banco e deseja ter melhor controle de seus gastos, é uma boa opção.
- Não possui conta em banco e tem medo em relação à segurança de andar com dinheiro vivo, é uma boa opção.
- Compra impulsivamente e está sempre utilizando os limites de crédito de seu banco e se endividando, é uma boa opção. Neste caso é possível fazer uma comparação direta com planos pré e pós-pagos de celular.
- Possui filhos e deseja educá-los financeiramente, deixando-os administrar o próprio dinheiro, é uma excelente opção.
- Quer fazer compras na internet e não tem meios de fazer isto, é uma opção.
- Possui alguma restrição judicial, nome sujo ou algum outro tipo de problema que o impede de possuir uma conta no banco, é uma opção.
O grande problema destes novos cartões são as elevadas tarifas. Mesmo assim há muitos benefícios para algumas pessoas, e pode ser uma boa opção dependendo de sua intenção.
(Fonte: Blog do Investidor)
Comente, até breve…muito breve!