As reclamações contra cartões de crédito ficaram no topo do ranking anual de atendimentos relacionados a serviços financeiros do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O ranking foi divulgado na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor
Os questionamentos sobre práticas de cartões de crédito representaram 25,7% dos atendimentos sobre serviços financeiros feitos pelo Idec em 2017. Os principais problemas são alterações unilaterais de contrato, cobrança de tarifa sem avisar o consumidor e cobrança abusiva de juros no crédito rotativo ou no parcelamento da fatura.
Na sequência do ranking, estão problemas relacionados a conta corrente ou poupança (23,6%%), crédito pessoal (8,6%), seguros (8,6%) e financiamento de imóveis e veículos (7,3%).
Para a economista do Idec, Ione Amorim, o alto índice de atendimento demonstra que a relação das entidades financeiras com seus clientes ainda é muito falha, em um país que vive uma epidemia financeira, com 61% dos brasileiros endividados.
“O consumidor está cada vez mais exposto à oferta excessiva de crédito por plataformas virtuais com contratação automática ou assédio por correspondentes bancários, sem orientação sobre os riscos embutidos nas contratações”, diz.
(Fonte: Exame Abril)
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