Cartões lideram reclamações de clientes contra serviço financeiro

Cartões lideram reclamações de clientes contra serviço financeiro

credit-2389154_1280

Cartões lideram reclamações de clientes contra serviço financeiro

As reclamações contra cartões de crédito ficaram no topo do ranking anual de atendimentos relacionados a serviços financeiros do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O ranking foi divulgado na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor

Os questionamentos sobre práticas de cartões de crédito representaram 25,7% dos atendimentos sobre serviços financeiros feitos pelo Idec em 2017. Os principais problemas são alterações unilaterais de contrato, cobrança de tarifa sem avisar o consumidor e  cobrança abusiva de juros no crédito rotativo ou no parcelamento da fatura.

Na sequência do ranking, estão problemas relacionados a conta corrente ou poupança  (23,6%%), crédito pessoal (8,6%), seguros (8,6%) e financiamento de imóveis e veículos (7,3%).

Para a economista do Idec, Ione Amorim, o alto índice de atendimento demonstra que a relação das entidades financeiras com seus clientes ainda é muito falha, em um país que vive uma epidemia financeira, com 61% dos brasileiros endividados.

“O consumidor está cada vez mais exposto à oferta excessiva de crédito por plataformas virtuais com contratação automática ou assédio por correspondentes bancários, sem orientação sobre os riscos embutidos nas contratações”, diz.

(Fonte: Exame Abril)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/
 

Últimas notícias

Reajuste do Plano SaneSaúde fica abaixo da Inflação

Com vistas a permitir a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro, a Fundação informa que...

Fusan comemora 40 anos com novo site

A Fusan está comemorando bodas de esmeralda. São 40 anos prezando pelo propósito, que é...