Cálcio nas artérias coronárias pode ser o melhor indicador de risco cardiovascular

Cálcio nas artérias coronárias pode ser o melhor indicador de risco cardiovascular

blood-1813410_1920

Cálcio nas artérias coronárias pode ser o melhor indicador de risco cardiovascular

A taxa de eventos cardiovasculares é baixa para pacientes sem cálcio nas artérias coronárias (CAC), o que melhora a previsão geral entre os pacientes que pensam estar sob risco de doença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD), de acordo com uma publicação na revista JACC: Cardiovascular Imaging.

Os pesquisadores analisaram 6.814 pessoas, com 45 a 84 anos de idade, todas livres de ASCVD. Os participantes foram submetidos a duas varreduras CAC e foram acompanhados para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio e morte de origem cardiovascular.

A equipe descobriu que a taxa global de eventos foi de 3,2 em 1.000 pessoas-anos. Isso incluiu 2,9 em 1.000 pessoas-anos para aqueles sem CAC e 5,4 em 1.000 pessoas-anos para aqueles com escores de CAC de 1 a 10. Entre os subgrupos de participantes com outros fatores de risco (como idade avançada, diabetes, tabagismo) e sem CAC , nenhuma das taxas de eventos excedeu o limite de risco de 7,5% em 10 anos para o tratamento do colesterol. Em modelos multivariáveis, apenas a idade, tabagismo e hipertensão predisseram doença cardiovascular aterosclerótica significativa, com hipertensão sendo um preditor mais pronunciado naqueles com escores de CAC de 1 a 10 comparados a escores zero.

Assim, em presença de taxas de ASCVD muito inferiores a 7,5% quando CAC está ausente, as modificações de estilo de vida, a cessação do tabagismo e o controle de hipertensão devem ser as principais prioridades, segundo os autores.

(Fonte: Boa Saúde)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Joaçaba adere ao Viva Mais Multi Prefeituras

Agora foi a vez de Joaçaba assinar o Convênio de Adesão ao Viva Mais Multi...

Assinatura eletrônica nas contratações de Empréstimos também no APP Fundações Sanepar

Em julho deste ano implantamos a assinatura eletrônica nos contratos de empréstimos efetivados via autoatendimento,...