Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cafeína está associada à redução da mortalidade na Doença Renal Crônica

Cafeína está associada à redução da mortalidade na Doença Renal Crônica

coffee-1447931_1920

Cafeína está associada à redução da mortalidade na Doença Renal Crônica

O consumo de cafeína parece ter um efeito protetor dependente da dose contra a mortalidade em pacientes portadores de doença renal crônica (DRC), de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da American Society of Nephrology , realizada de 31 de outubro a 5 de novembro de 2017 em Nova Orleans.

Pesquisadores do Centro Hospitalar Lisboa Norte em Portugal, e colegas examinaram a associação entre a cafeína e a mortalidade entre 2.328 pacientes com DRC em um estudo de coorte prospectivo utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (1999 a 2010) .

Os pesquisadores encontraram uma associação inversa dose-dependente entre a cafeína e a mortalidade por todas as causas. Em comparação com indivíduos no primeiro quartil de cafeína, aqueles no segundo, terceiro e quarto quartis apresentaram índices de risco ajustados para mortalidade de 0,88, 0,78, e 0,76, respectivamente.

Esta associação foi independente de variáveis de confusão, incluindo idade, sexo, raça, renda familiar anual, nível de escolaridade, taxa de filtração glomerular estimada, relação albumina/creatinina, hipertensão, estado de tabagismo, dislipidemia, índice de massa corporal, eventos cardiovasculares anteriores e dieta.

Portanto, os resultados sugerem que aconselhar os pacientes com DRC a ingerir mais cafeína poderia reduzir a mortalidade.

(Fonte: Boa Saúde)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Recém-Nascido pode ser atendido com a carteira da mãe ou do pai?

Sim, nos primeiros 30 dias após o nascimento ou adoção, a assistência ao recém-nascido, filho...

Não está se sentindo bem? Conte com a Telemedicina

Além da facilidade de realizar suas consultas em qualquer lugar, sem sair de casa, utilizando...