O café descafeinado costuma ser uma alternativa para quem tem problemas com a cafeína, como por exemplo o aumento de ansiedade, e ainda assim não abre mão do sabor da bebida. Mas será que ele faz bem? Entenda:
O que é café descafeinado e como é feito?
Diferente do que muita gente pensa, o café descafeinado não é 100% livre de cafeína, mas ele contém apenas 3% da substância, em comparação ao café comum.
Para retirar os 97% de cafeína são utilizados água, solventes orgânicos e/ou dióxido de carbono. Os grãos de café são misturados a essas substâncias e, quando a cafeína é retirada, os solventes são removidos.
Esse processo acontece antes dos grãos serem torrados e moídos, de modo que o valor nutricional da semente permanece o mesmo do café comum, embora o sabor possa ficar um pouco mais suave dependendo do método utilizado.
A quantidade de cafeína que sobra no café descafeinado, preparado no estilo americano (mais aguado) é de apenas três miligramas por xícara. Um outro estudo concluiu que a quantidade de cafeína encontrada em um copo (cerca de 180 ml preparado no estilo americano) de café descafeinado pode variar de zero a sete miligramas.
Em comparação, uma xícara de café comum preparado no estilo americano pode conter de 70 mg a 140 mg de cafeína, dependendo do tipo de café, método de preparo e tamanho da xícara.
Dessa forma, mesmo que o café descafeinado não seja totalmente livre de cafeína as quantidades que restam são insignificantes.
Contém antioxidantes e nutrientes
O café, mesmo o comum, não é tão vilão como algumas pessoas pensam. Na verdade, ele é maior fonte de antioxidantes da dieta ocidental.
Conheça os benefícios dos antioxidantes e do café comum nas matérias: “Antioxidantes: o que são e em quais alimentos encontrá-los” e “Benefícios do café”.
O café descafeinado também é rico em antioxidantes, apesar de apresentar uma quantidade 15% menor que o café comum.
Essa perda de antioxidantes se dá no processo de descafeinação. Mas a bebida ainda mantém os mesmos tipos de antioxidantes do café comum, que são os ácidos e polifenóis hidrocinâmicos.
Além dos antioxidantes, o café descafeinado alguns nutrientes. Em uma xícara preparada no estilo americano há cerca de 2,4% da ingestão diária recomendada (IDR) de magnésio, 4,8% de potássio e 2,5% de niacina, ou vitamina B3. No estilo brasileiro de preparo de café, que é mais forte, certamente essa quantidade é maior.
Benefícios do café descafeinado
Diabetes tipo 2, função hepática e morte prematura
O consumo de café, comum ou descafeinado, tem sido associado à redução do risco de diabetes tipo 2. Cada dose diária pode reduzir o risco dessa doença em até 7%.
Isso sugere que outros componentes além da cafeína sejam os responsáveis ??por esses efeitos protetores.
Os efeitos do café descafeinado na função hepática não são tão bem estudados quanto os do café comum. No entanto, um grande estudo observacional concluiu que há uma relação entre o consumo de café descafeinado e a redução nos níveis de enzimas hepáticas, o que sugere um efeito protetor para o fígado.
O consumo de café descafeinado também tem sido associado a uma redução pequena, mas significativa, do risco de morte prematura, bem como a morte por acidente vascular cerebral ou doença cardíaca.
Previne envelhecimento e doenças neurodegenerativas
Tanto o café comum como o descafeinado têm efeitos protetivos sobre a saúde cerebral.
Estudos com células humanas mostraram que o café descafeinado protege os neurônios, o que pode prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.
Redução dos sintomas de azia e redução do risco de câncer retal
Um efeito colateral comum de beber café é azia ou refluxo ácido. Consumir café descafeinado pode ser uma forma de aliviar esse efeito indesejado, pois ele provoca menos refluxo ácido que o café comum.
O consumo de duas ou mais xícaras de café descafeinado por dia também tem sido associado a um risco até 48% menor de desenvolver câncer de reto.
Qual devo escolher?
O café é conhecido principalmente por seus efeitos estimulantes. E isso se deve, de modo significativo, à cafeína. Essa substância ainda é considerada a responsável por efeitos como:
• Melhora no humor, tempo de reação, memória e função cerebral;
• Aumento da taxa metabólica e queima de gordura;
• Melhor desempenho atlético;
• Redução do risco de depressão leve e pensamentos suicidas em mulheres;
• Muito menor risco de cirrose hepática ou lesão hepática terminal.
Dessa forma, ao consumir o café descafeinado, muito provavelmente você não obterá esse benefícios mencionados. Entretanto, ele possui as vantagens de não causar ansiedade, aumento do refluxo ácido e insônia, como é o caso do café comum para algumas pessoas.
Além disso, ele pode ser uma alternativa para pacientes que tomam medicamentos prescritos que podem interagir com a cafeína.
(Fonte: ECycle)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*–*/