Hábito involuntário pode afetar adultos e crianças e também é um sintoma de algo que não está bem e que precisa ser corrigido, como uma ansiedade
Se você acorda com dores de cabeça e sensação de dentes travados, pode estar com Bruxismo. Chamado ranger de dentes é um hábito involuntário que afeta adultos e crianças. É também um sintoma de algo que não está bem e que precisa ser corrigido – a pessoa pode estar com uma pressão mental ou emocional forte.
Estes problemas precisam ser detectados e corrigidos o mais rapidamente possível para que não se venham a desenvolver problemas mais graves, além do bruxismo. Com a vida que levamos hoje em dia, o estresse e a ansiedade podem ser os principais desencadeadores deste transtorno. Além disso, as drogas, álcool, cigarro, alguns medicamentos psiquiátricos e o desalinhamento dental podem também ser fatores do aparecimento do problema.
As pessoas acabam não percebendo que estão rangendo os dentes, pois estão dormindo e só vêm a se queixar quando o problema já está avançado e os sinais já aparentes, por isso é sempre bom a avaliação profissional para prevenir as consequências do ranger dos dentes.
Ele pode nos trazer problemas graves como desgastes nos dentes (começam a diminuir), estalos ao abrir a boca, problemas na ATM (Articulação do Temporo Mandibular), dores nos músculos mastigatórios, dores de cabeça, dores de ouvido, no pescoço e distúrbios no sono.
Tratamento
Não existe um tratamento que resolva as causas de ranger os dentes, no entanto, ele pode aliviar o desconforto que causa o bruxismo e evitar danos posteriores. Geralmente o trabalho é multidisciplinar, entre o dentista e o medico.
Placas de relaxamento feitas pelo dentista podem proteger os dentes e evitar o desgaste dental, além de proteger a articulação. Elas geralmente são utilizadas na hora de dormir.
Exercícios de fisioterapia, tratamento térmico e massagem também ajudam a relaxar os músculos da mastigação. Além disso, pode-se fazer aplicação de Toxina Botulínica (conhecida como botox), que auxilia no relaxamento muscular. Quando aplicados nos músculos de mastigação e fechamento de boca, ele promove um relaxamento muscular e diminui o apertamento dental.
Já um tratamento psicológico poderá tratar o estresse e ansiedade que promovem o bruxismo. Além disso, uma boa alimentação, prática de esportes e uma vida saudável sempre só farão bem a todos.
(Fonte: Saúde – iG @ http://saude.ig.com.br/colunas/bruno-puglisi-odontologia/2017-02-20/bruxismo.html)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/