A serotonina regula o sono, está ligada aos sintomas da TPM, é usada no tratamento da enxaqueca, e falhas na transmissão desse neurotransmissor podem causar a depressão. Nos diagnósticos de problemas emocionais, alguns antidepressivos melhoram a qualidade dele, mas podemos aumentar os níveis de serotonina naturalmente e ter mais qualidade de vida, saiba como aqui.
Atividade física
Atividade física libera serotonina, mas precisa ser cinco vezes por semana, 30 minutos por dia. A sequência deve ser difícil, porém, nada que beire o impossível. Uma boa dica de exercício é a caminhada. Dê uma voltinha pelo bairro, se usa transporte público para ir trabalhar, desça um pouquinho antes ou depois e complete o trajeto a pé.
Alimentação
Sabia que alguns alimentos elevam as taxas de serotonina? Os que possuem vitamina B6 como a aveia, banana, abacate, gérmen de trigo e nozes melhoram o sono e aliviam os sintomas da depressão. As fontes de vitamina B12, caso do leite, ovo, salmão, atum e ostras também reduzem os riscos de depressão, segundo o jornal The American Journal of Psychiatry.
Banho de sol
Você já se sentiu bem após tomar sol? Isso acontece porque o sol estimula a produção de serotonina. Para ter os benefícios, 15 ou 20 minutos bastam. Lembrando que a exposição deve ser entre 8 e 10 da manhã e com protetor solar, para não prejudicar a pele.
Meditação
Meditar favorece a liberação de serotonina, pois a prática estimula a criação de novas conexões no cérebro. E não pense que precisa ficar horas em silêncio sentado em posição de lótus, basta dedicar 10 ou 15 minutos diariamente para meditar.
(Fonte: Eu Sem Fronteiras)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA! /*–*/