Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Atividade física como aliada para a saúde mental

Atividade física como aliada para a saúde mental

exersenior

Atividade física como aliada para a saúde mental

É de conhecimento geral que manter o corpo em movimento, traz um impacto profundamente positivo em nossa saúde mental e não é preciso ser nenhum fanático por esportes ou praticante de atividades físicas mais intensas. Mesmo em quantidade moderada, a prática de exercícios regulares pode aliviar quadros de ansiedade e estresse, melhora a memória, o estado de humor e ainda contribui para noites de sono mais tranquilas.

Segundo Humberto Corrêa da Silva Filho, psiquiatra e professor titular da Faculdade de Medicina da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, existem vários fatores que, quando combinados, levam o indivíduo a estados que podem prejudicar sua saúde mental. Um destes fatores é a falta de atividade física, o conhecido sedentarismo. “A doença mental envolve uma vulnerabilidade biológica em interação com o ambiente que a pessoa vive. Existe o que chamamos de hábitos protetores, que aumentam a resiliência do indivíduo. E a prática de atividades físicas regulares é uma delas”, ressalta.

3ª idade

É importante ter em mente que independentemente da idade ou da intensidade, a escolha de uma atividade física constante será sempre a melhor ferramenta para o seu bem-estar, tanto físico quanto mental. Afinal, muito além de perder peso, colocar o corpo em movimento é fundamental para manter o equilíbrio emocional. Estudos apontam que a atividade física regular diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer, por exemplo, além de outros benefícios mais conhecidos, como a coordenação motora e a atividade cerebral.

Agora que você já sabe os benefícios de se exercitar para manter também a saúde mental, é hora de se mexer. O primeiro passo em direção a uma vida mais saudável, é saber se você está apto a fazer exercícios. Para isso, procure o seu médico de confiança que irá lhe orientar até mesmo sobre a atividade mais indicada para o seu perfil. Depois, é só curtir a vida com a cabeça boa e o corpo em movimento. Afinal, como diz o velho ditado, “mente sã, corpo são”.

(Fonte: G1)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA!

Últimas notícias

Não está se sentindo bem? Conte com a Telemedicina

Além da facilidade de realizar suas consultas em qualquer lugar, sem sair de casa, utilizando...

Fundação Sanepar em busca de novos credenciados

Com o objetivo de ampliar e qualificar a rede credenciada do SaneSaúde, a Fundação iniciou...