Muitas pessoas ainda se perguntam se o alongamento é benéfico e quando que ele deve ser realizado: antes ou depois do exercício? Hoje já temos uma resposta para essa pergunta: alongue depois.
Há muitos anos, criou-se o hábito ou mesmo a crença, que devia-se alongar antes de qualquer atividade física, principalmente pelo fato de que isso diminuiria a chance de lesões. Sempre foi muito comum ouvir alguém dizer:
“Está vendo, se machucou porque não alongou antes”.
No entanto, com o desenvolver das pesquisas nos últimos anos, provou-se que o alongamento antes do exercício não tem relação alguma com a prevenção de lesões. Mais que isso: para algumas atividades específicas (como exercícios que demandam força e potência) alongar antes pode ser prejudicial.
O que o alongamento faz no seu corpo?
Ao fazer um alongamento sustentado (quando você coloca seu corpo em uma posição que alonga um determinado músculo por um período de tempo definido), há um alongamento das fibras musculares.
Em um curto prazo de tempo (alguns minutos ou horas), esse alongamento permanece e o músculo tende a perder força e potência, pois está “esticado”. Já em um longo prazo (semanas ou meses de alongamento), o músculo se adapta e cria novas fibras musculares, se tornando de fato mais longo.
No primeiro caso, não existe muita vantagem, pelo contrário. Já no segundo caso, há grande vantagem. Músculos mais longos tendem a se lesionar menos, além de ajudar a proteger as articulações.
Como e quando devo alongar?
• Preferencialmente depois da atividade física ou em algum outro momento do seu dia
• Diariamente
• Segure cada posição por pelo menos 1 minuto
• Foque grupos musculares grandes e relacionados com a atividade física que você pratica (ex.: coxas e pernas para quem faz corrida)
• Evite dor articular ao fazer o alongamento
Orientações de alongamento
Portanto, você pode abusar do alongamento, contanto que seja preferencialmente feito após ou não no mesmo momento da atividade física.
Fazer o alongamento logo depois do exercício pode ter um efeito positivo no relaxamento muscular e ainda pode ajudar a diminuir a dor muscular tardia relacionado ao exercício.
Antes da atividade física você deve fazer o que chamamos de “aquecimento”que nada mais é que uma atividade dinâmica (que envolve movimento) em uma intensidade mais leve que a do exercício que será praticado.
(Fonte: Minha Vida)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*–*/