Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Adolescentes emocionalmente estáveis têm menor risco de desenvolver doença mental

Adolescentes emocionalmente estáveis têm menor risco de desenvolver doença mental

beauty-2483155_1920

Adolescentes emocionalmente estáveis têm menor risco de desenvolver doença mental

A estabilidade emocional avaliada ao final da adolescência é inversamente associada a doença mental grave (DMG), de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Psychiatry.

Investigadores do University College de Londres, e colegas realizaram um estudo na Suécia para examinar a correlação dos domínios da personalidade adolescente em relação à maturidade social, energia mental e estabilidade emocional com diagnóstico posterior de DMG. Os militares suecos alistados compulsoriamente, com idades de 18 a 19 anos, foram matriculados na pesquisa desde 1 de janeiro de 1974 até 31 de dezembro de 1997.

Dos 1.017.691 homens incluídos na pesquisa, os investigadores descobriram que 4.310 desenvolveram transtorno bipolar, 784 desenvolveram desordem esquizoafetiva, 4.823 desenvolveram esquizofrenia e 5.013 desenvolveram outras psicoses não-efetivas. A baixa maturidade social, baixa energia mental e baixa estabilidade emocional foram inversamente associadas à esquizofrenia de forma dependente da dose após o ajuste, com o uso de escores médios como referência. Um padrão semelhante foi observado para outras psicoses não-efetivas. Houve correlações para transtorno bipolar com a alta e a baixa maturidade social e com a baixa estabilidade emocional. Houve correlação para transtorno esquizoafetivo com a baixa estabilidade emocional.

O estudo concluiu que a estabilidade emocional está inversamente associada a todas as DMG. O transtorno bipolar tem uma associação única em forma de U com maturidade social. As dimensões da personalidade podem, portanto, ser úteis na compreensão dos endofenotipos de DMG, e pesquisas futuras devem se concentrar em influências genéticas compartilhadas sobre a personalidade e estas doenças.

(Fonte: Boa Saúde)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Junho Vermelho: doe Sangue!

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), lança a...

11 de junho de 1982: um marco inigualável

Fusan completa 42 anos de história. Hoje, celebramos com imensa alegria e gratidão o 42º...