Adaptar a casa para idosos diminui chance de queda e acidentes; veja o que fazer

Adaptar a casa para idosos diminui chance de queda e acidentes; veja o que fazer

man-2281185_1920

Adaptar a casa para idosos diminui chance de queda e acidentes; veja o que fazer

A chegada da terceira idade traz muitas consequências, como a fragilidade nos ossos, a perda de reflexos, a diminuição da agilidade e de força nos músculos. Diante disso, torna-se necessário adaptar os cômodos da casa para evitar acidentes domésticos, uma vez que uma simples queda no banheiro, por exemplo, pode trazer diversas consequências graves à saúde dos idosos ou até levá-los à morte.

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que, em 2050, a população com mais de 60 anos deverá alcançar, aproximadamente, 66,5 milhões. Em 2010, o número de idosos era de 19,6 milhões, ou seja, um aumento de quase 47 milhões em 40 anos. Com essa projeção, investir em medidas para garantir qualidade de vida e saúde se torna imprescindível.

Conforme apontado, evitar acidentes domésticos faz parte dos cuidados essenciais com os idosos. Entre os principais motivos para as quedas dentro da própria residência estão: perda de equilíbrio, dificuldades musculares e neurológicas, problemas de locomoção, diminuição da visão e osteoporose. Além desses riscos, existem aqueles que podem ser ajustados, sendo eles superfícies escorregadias, solos irregulares, pouca iluminação e até objetos e móveis que atrapalham a passagem.

Como adaptar a casa

Para solucionar esses obstáculos, Luiz Fernando Cocco, ortopedista e coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo, listou quatro dicas para adaptar os cômodos . Confira:

Chão

No banheiro, o ideal é utilizar tapetes antiderrapantes em frente a pia, ao vaso sanitário e dentro do box. Nos outros cômodos, mantenha tapetes e fios elétricos fora do caminho. Ao lavar os pisos, retire toda a água e certifique-se que todos os locais estão secos e sem gordura. Vale também não usar cera, pois o produto deixa as superfícies escorregadias, o que aumenta a chance de sofrer uma queda.

Iluminação

Os cômodos precisam ser bem iluminados para minimizar as chances de pisar em falso, tropeçar e cair. Os interruptores devem estar em locais de fácil acesso, como perto das portas, nas extremidades da escada e na cabeceira das camas. Uma técnica bastante comum é deixar a luz do banheiro acessa durante a noite. Em contrapartida, pode-se utilizar um abajur com uma lâmpada potente.

Apoio para caminhar

O recomendado é instalar corrimão nos dois lados dos corredores, nas escadas e em todas as vias de acesso aos ambientes. No banheiro, por ser um local mais úmido e com maior possibilidade de quedas, é indicado utilizar barras de apoio no box e no vaso sanitário.

Armários

Para evitar que os idosos subam em bancos e cadeiras para alcançar algum objeto, guarde os utensílios e as roupas mais usadas no dia a dia em locais até a altura da cintura. Dessa forma, não há perigo de desequilibrar e acarretar em um tombo.

(Fonte: Saude IG)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Por dentro dos Empréstimos!

Senado aprova Medida Provisória do crédito consignado, com isso, estamos mais próximos do retorno do...

Regulamento do Viva Mais Previdência

Em linha com as melhores práticas do setor e o compromisso com o bem-estar dos...