Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

A importância do Planejamento financeiro

A importância do Planejamento financeiro

A importância do Planejamento financeiro

Pensar em transformar os nossos projetos em realidade, em meio a constantes mudanças, sem dúvidas, não é só sobre guardar dinheiro, mas também é uma forma de tentar garantir uma tranquilidade futura.

A definição de planejamento financeiro se refere a adoção de uma estratégia de ação que precisa ser utilizada para guiar seus passos em direção às suas metas e aos seus objetivos. Um dos principais pilares de sustentação do planejamento financeiro é ter disciplina. Esse cuidado em possuir ações objetivas a favor de metas pré-estabelecidas é o que vai determinar o sucesso do planejamento financeiro. Além disso, em tempos de incertezas e instabilidades econômica, o planejamento financeiro pode ajudar a nortear decisões a serem tomadas, das mais simples até mesmo as mais complexas.

Para que o planejamento financeiro tenha sucesso, o primeiro passo é fazer uma autoanalise da sua situação atual e descobrir quais são seus maiores objetivos e a partir daí, traçar uma rota para nortear os investimentos e chegar no futuro que você deseja.

Cabe lembrar que estratégias são ações de longo prazo. De nada adiantaria adotar uma estratégia e segui-la por apenas um período curto de tempo. Estamos falando de planejamento para um longo período. Então, quanto antes você iniciar o seu planejamento financeiro, mais próximo você estará de alcançar os seus objetivos.

Uma dica bem legal para que você possa ter uma visão sobre sua vida financeira é adotar a elaboração de planilhas simples, com entradas de dinheiro e gastos. Anote todas as entradas e também as saídas, mesmo aquelas que pareçam insignificantes. O ideal é alimentar essa planilha diariamente para não deixar passar nenhuma informação. Além de garantir maior controle, ajuda a ter uma visão mais precisa da sua situação financeira. Deste modo, é possível verificar os pontos baixos e altos das suas finanças, reorganizar gastos e agir para cortar despesas desnecessárias.

Além de aprender o passo a passo do planejamento financeiro, é necessário ter disciplina para gastar menos do que se ganha e poupar o excedente gerado. Pode parecer simples e óbvio, mas nem todo mundo consegue colocar um planejamento financeiro em prática.

Com um planejamento financeiro adequado é possível manter uma boa vida financeira, e o mais importante que é poupar um pouco todos os meses.

(Fonte: GOV Investidor)

 

Últimas notícias

Novo aplicativo das Farmácias Nissei

A Fundação Sanepar informa que a Farmácia Nissei está passando por uma mudança de plataforma....

Por dentro do FusanPrev

Para entender como se dá o equilíbrio no FusanPrev, precisamos entender que a gestão de...