Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

A importância da vacinação

A importância da vacinação

A importância da vacinação

A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes na proteção contra doenças graves, um escudo protetor que nos acompanha desde a infância até a velhice. E não se limita à infância. Ao longo da vida, surgem novas doenças e outras que, embora controladas, podem voltar a ser uma ameaça. A vacinação em adultos é fundamental para manter a imunidade contra doenças como gripe, pneumonia, tétano, hepatite B e HPV.

Um compromisso de todos

Ela não protege apenas o indivíduo, mas também a comunidade. Ao se vacinar, você contribui para a imunidade de rebanho, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde, como os recém-nascidos e pessoas com doenças imunossupressoras.

Vacinas: seguras e eficazes:

As vacinas são desenvolvidas com rigor científico e passam por testes rigorosos antes de serem aprovadas. Elas são seguras e eficazes, e os efeitos colaterais graves são extremamente raros.

Mitos e desinformação:

Apesar de sua importância, a vacinação ainda é cercada por mitos e desinformação. É importante buscar informações confiáveis em fontes oficiais, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), para combater a desinformação e garantir a proteção individual e da comunidade.

Vacinar-se é um ato de responsabilidade individual e coletiva. É um compromisso com a saúde própria, da família e da comunidade. É um escudo que nos protege ao longo da vida.

Lembre-se:

  • Consulte o calendário vacinal e mantenha suas vacinas em dia;
  • Incentive seus familiares e amigos a se vacinarem.

Juntos, podemos construir um futuro mais saudável e protegido.

Fonte:
Ministério da Saúde
Portal do Butantan

Últimas notícias

Julho Amarelo: Mês de luta contra as hepatites virais

Julho Amarelo: Mês de luta contra as hepatites virais. A campanha “Julho Amarelo” foi instituída...

Sonhos: a educação financeira pode ajudar?

A educação financeira pode trazer diversos benefícios para você e para sua família: possibilitar o...