Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Dicas valiosas para ter mais saúde

Dicas valiosas para ter mais saúde

Dicas valiosas para ter mais saúde

Entre as recomendações de ouro do especialista, estão à importância de não exagerar na quantidade de alimentos ingeridos e de se relacionar, isso mesmo, ficar sozinho não faz bem à saúde. Acompanhe a lista e anote as dicas:

Ame-se
Amor próprio é o início de tudo. Ame-se, e muito! Esse sentimento de autocuidado faz toda a diferença para uma vida com saúde e qualidade.

Coma o que te nutre
Alimente-se de comida que tenha nutrientes, cores e sabores naturais. Evite açúcar, farinha branca em excesso, frituras e bebidas doces. Comemos muitas calorias e poucos nutrientes, entre vitaminas, minerais e fitoquímicos (substâncias que as plantas produzem e são muito benéficas para nós – como o resveratrol). Coma fibras é barato e eficiente. Descasque mais e desembale quase nada. Coma proteína animal com moderação, capriche nos vegetais e consuma azeites extra virgem e castanhas naturais, também com moderação. Ah, e não se esqueça: beba muita água. Faça de seu alimento o seu remédio – já dizia Hipócrates, o pai da medicina.

Não coma demais
Alimentar-se bem significa alimentar-se com qualidade e não com quantidades excessivas. É comprovado que os mais longevos do mundo comem pouco. Não precisamos de muito para sobreviver e viver bem – isso, claro, quando não temos condições de saúde que nos obriguem a ingerir mais calorias.

Mexa-se, movimente-se!
Tenha uma rotina de exercícios, eventualmente de maneira natural. Suba escadas e não use o elevador (caso não tenha contraindicações, obviamente); vá a pé (ou o caminho inteiro, ou salte um ponto antes); faça flexões e abdominais; corra se puder; se tiver condições, vá até uma academia; tenha músculos fortes; levante-se da cadeira, ficar sentado por vários períodos é tão prejudicial quanto hábitos ruins como fumar, e está associado a doenças, como hipertensão, obesidade e outras ainda mais graves.

Acalme-se, respire e tenha um propósito
Tire um momento para se aquietar, para meditar com uma música calma, sem pensar em nada. De preferência, entre 10 e 15 minutos antes de se levantar da cama. Aliás, acorde e não pegue seu celular, tampouco ligue a TV, abra um jornal ou computador. Respire fundo: conte até 20 ou 30, segure e vá soltando o ar lentamente. Repita por algumas vezes, tentando não pensar em nada. Tenha um hobby, como cultivar plantas, ler e se gostar; tenha uma religião, que também te ajudará a meditar, pensar no bem maior pra si mesmo e para humanidade. Comprovadamente, todos esses hábitos trazem saúde, bem-estar e longevidade saudável.

Relacione-se
Conviver com seus entes queridos e cultivar amigos está comprovadamente associado a um incremento na longevidade. Seja feliz por ter pais, avós, filhos e netos, todos juntos e misturados. Se for casado ou tiver um relacionamento estável, invista nele, inclusive no relacionamento íntimo, pois aumenta hormônios da felicidade e, consequentemente, melhora a saúde.

Faça consultas e exames médicos
Procure ajuda profissional, sempre que necessário e de maneira preventiva. Vá ao médico, do posto ou privado, (se puder e preferir), mas vá, ao menos uma vez ao ano. Faça os exames indicados. Descobrir condições de saúde e doenças precocemente faz toda a diferença. Cuide de seus dentes, do seu físico e da sua cabeça, com auxílio das pessoas preparadas para isso.

(Fonte: Mundo RH)

Últimas notícias

Atendimento Fundações Sanepar

No dia 04 de dezembro, nossos colaboradores participarão de um treinamento intensivo com o objetivo...

A hora de prevenir a dengue, zika e chikungunya é agora!

10 minutos por semana são suficientes para incluir a prevenção em sua rotina. Fique de...