Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

9 dicas valiosas para ter mais saúde em 2023

9 dicas valiosas para ter mais saúde em 2023

9 dicas valiosas para ter mais saúde em 2023

O Dr. Alexandre Parma, médico, fundador da startup hygia saúde e chefe do Departamento de Imagem em Radiologia da Santa Casa de Votuporanga, lista uma série de dicas valiosas que, com certeza, vão transformar o seu estilo de vida, tornando-o mais saudável e equilibrado.

Entre as recomendações do especialista, estão a importância de não exagerar na quantidade de alimentos ingeridos e de manter um relacionamento com outras pessoas, seja amoroso ou amizade. Além disso, ele também enfatiza como o amor próprio e uma boa noite de descanso também são essenciais.

Cultive o amor próprio

Ame-se, e muito! O amor próprio é um sentimento de autocuidado que promove uma vida com mais saúde e qualidade.

Tenha uma alimentação equilibrada

Consuma alimentos que sejam ricos em nutrientes, cores e sabores naturais. Comidas com alta concentração de farinha branca e de açúcar, frituras e bebidas doces devem ser evitadas, uma vez que podem trazer problemas para o organismo, como o aumento do nível de triglicerídeos no sangue e o surgimento de diabetes.

Coma fibras. Tenha moderação ao ingerir proteína animal e não se esqueça de caprichar nos vegetais. Priorize o consumo de azeites extra virgens e de castanhas naturais, também sem exagerar. Lembre-se de beber muita água.

Não exagere ao comer

Você sabia que existem comprovações de que os mais longevos do mundo comem pouco? Pois é, não é preciso de muito para sobreviver e viver bem – isso, claro, quando não temos condições de saúde que nos obriguem a ingerir mais calorias.

Descanse

O corpo humano segue um ciclo chamado circadiano que respeita a exposição à luz e ao sol. O nosso organismo é capaz de produzir substâncias naturais, como a melatonina e o cortisol, que são liberadas durante esse ciclo. Por esse motivo, seguir o ciclo circadiano pode trazer uma mudança enorme para a sua vida.

Durante a noite, evite contato com computadores e celulares e não coma substâncias excitantes (cafeína, por exemplo). Outra dica é dormir de 7 a 8 horas por noite, pois esse período é o suficiente para descansar o corpo.

A exposição solar também é indispensável, já que ela estimula a produção de vitamina D e favorece outras funções metabólicas.

Movimente-se

Procure movimentar o corpo, mesmo que seja com atitudes básicas: subir de escadas e não de elevador e, se possível, ir a pé em vez de usar o carro.

Uma rotina de exercícios é importante para manter a saúde em dia. Então, você pode fazer flexões e abdominais, frequentar uma academia e, se puder, correr.

Acalme-se, respire e tenha um propósito.

Tire um momento para você. De preferência, entre 10 e 15 minutos antes de se levantar da cama. Aproveite para meditar com uma música calma, sem pensar em nada.

Ao acordar, não pegue seu celular ou ligue a TV. Respire fundo, conte até 20 ou 30, segure e vá soltando o ar de forma lenta. Tentando não pensar em nada, repita isso por algumas vezes.

Um hobby, como cultivar plantas, ler ou tocar algum instrumento, é fundamental para ter bem-estar, pois ajuda a fugir do estresse e da tensão do cotidiano.

Estabeleça relacionamentos

É comprovado que manter a convivência com familiares e amigos tem associação a um incremento na longevidade.

Cultive momentos especiais ao lado dos seus pais, avós, filhos, netos ou de outras pessoas queridas. Se você for casado ou tiver um relacionamento estável, invista nele. Aliás, o relacionamento íntimo aumenta hormônios da felicidade e contribui para a saúde.

Largue os vícios

Caso você tenha o vício de fumar, busque todo o apoio necessário para conseguir parar o mais rápido possível, pois o tabagismo pode causar males para diversas partes do nosso corpo. Já se você costuma ingerir bebidas alcoólicas, não dirija e sempre tenha moderação.

Faça consultas e exames médicos.

Seja por necessidade ou de maneira preventiva, não deixe de procurar ajuda profissional. Ao menos uma vez ao ano, é preciso passar em uma consulta e realizar os exames indicados. Dessa maneira, você consegue descobrir condições de saúde e doenças precocemente.

Assim como a saúde física, cuide da sua mente e dos seus dentes com o auxílio de profissionais preparados para isso.

(Fonte: Boa Forma – Abril)

Últimas notícias

Novo aplicativo das Farmácias Nissei

A Fundação Sanepar informa que a Farmácia Nissei está passando por uma mudança de plataforma....

Por dentro do FusanPrev

Para entender como se dá o equilíbrio no FusanPrev, precisamos entender que a gestão de...