O brasileiro consome o triplo de sal recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Enquanto uma pessoa deveria consumir apenas 5 gramas por dia, nós ingerimos, em média, 15 gramas de sal diariamente.
Além do hábito de salgar além da conta a comida caseira, o brasileiro costuma consumir muitos alimentos industrializados, que muitas vezes, são verdadeiras bombas de sódio, como explicamos nesta matéria aqui.
O resultado disso é uma epidemia de hipertensão, doença crônica relacionada a problemas cardiovasculares. Além disso, o excesso de sal na alimentação pode causar derrame cerebral e insuficiência renal.
Mas é possível reduzir o sal no dia a dia, substituindo-o ou misturando com temperos naturais. O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), na Campanha Siga seu Coração, elencou alguns temperos que ajudam a driblar a falta do sal — além de trazer mais sabor e nutrientes ao seu prato. Veja abaixo as opções:
Alho
Além de combinar com quase todas as receitas, o alho é anti-inflamatório, ajuda a remover a gordura da alimentação e ainda ajuda a prevenir a aterosclerose e baixar a pressão arterial.
Cebola
Outro alimento super versátil e saudável. Ela ajuda a limpar secreções respiratórias, melhora dores das articulações, é conhecida como um antidepressivo natural e um poderoso antioxidante. Cebola crua em excesso, porém, pode agredir o estômago.
Limão
Umas gotinhas de limão é o toque final de uma salada ou uma carne bem temperada. Além disso, o limão é rico em vitamina C e tem propriedade anti-infecciosa.
Tomilho
Além de dar um toque especial na preparação da comida, a erva é antisséptica, reduz colesterol, combate o envelhecimento das células e ajuda na prevenção de problemas respiratórios.
Manjericão
A erva auxilia no tratamento de cataratas e diabetes, além de ser um ótimo antiviral. As folhas secas podem ser usadas na preparação de alimentos e as folhas frescas em peixes e risotos.
Salsa
Além de ajudar na digestão e na tireoide, a erva é um santo remédio para retenção de líquidos e até para combater a celulite. Ela pode ser usada in natura, em pastas ou em chás, e secas, como tempero.
Alho poró
Vegetal com alto teor de fibras, vitaminas e minerais. Contribui para o bom funcionamento do intestino, previne câimbras e estimula a calcificação óssea. Por ter um sabor suave em relação a salsa, cebola e cebolinha, cai bem em quase todas as preparações culinárias.
Sal verde
O sal iodado, temperado com ervas e especiarias, é natural e tem diversos nutrientes. É uma boa maneira de salgar alimentos sem exagerar no sódio.
(Fonte: Huff Post)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/