Uma das piores coisas que pode acontecer depois de um dia intenso de trabalho é deitar para dormir e não conseguir parar de pensar, não conseguir deixar as preocupações de lado, não conseguir ‘desligar’ a mente.
Este tipo de situação compromete gravemente a qualidade do sono e aumenta os níveis de estresse e ansiedade, e os efeitos são sentidos no dia seguinte. Mas há solução.
Uma vez que o estresse e a ansiedade são causa e consequência da incapacidade de dormir e manter uma noite de sono tranquila, o primeiro passo a dar é identificar os principais causadores destes estados e escrever sobre eles. A escrita tem um poder tremendo no controle das emoções, e os diários são os melhores aliados nestes momentos. Destaca a edição britânica da Women’s Health que as pessoas podem começar a lutar contra as noites em branco ao adquirir o simples hábito de escrever sobre o estresse que sentem diariamente, encontrando, assim, todos os gatilhos necessários e todas as soluções possíveis.
É igualmente benéfico escrever sobre os pensamentos negativos que pairam na cabeça e tentar perceber a causa da sua origem e de que maneira podem estar arruinando o bem-estar.
Adotar uma rotina de treino é fundamental, mas desde que seja relaxante. Yoga e pilates são os melhores aliados de uma mente mais relaxada e de mais conhecimento sobre o próprio corpo, e como relaxar é o ideal, a publicação sugere ainda que se ouça uma música calma (em que os batimentos por minuto – bpm – não excedam os 60) e que se dê ainda atenção às necessidades sexuais do corpo, beneficiando de um momento de sexo ou da masturbação, uma vez que o aumento dos níveis de serotonina e de norepinefrina ajuda o organismo a acertar o seu próprio relógio.
Um cobertor pesado ajuda a manter o corpo mais quente, aconchegado e pressionado, melhorando as condições em que se dorme. Por fim, e quando nenhuma outra primeira estratégia é capaz de funcionar, nada como procurar ajuda junto de um especialista, seja ele um terapeuta de sono, um psicólogo ou um médico.
(Fonte: Lifestyle ao Minuto)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUINTA FEIRA! /*–*/