Cotidianamente, deparamos-nos com situações que são verdadeiros desafios comunicativos: apresentação de um projeto, entrevista de emprego, reunião de negócios, delegação de tarefas. Por isso, saber se expressar é uma das habilidades mais importantes no ambiente de trabalho. Por meio de uma de uma boa interlocução, o profissional faz com que a mensagem transmitida seja compreendida e se assegura de que haja uma relação de respeito com o interlocutor.
Há palavras e expressões que podem sabotar a comunicação e arruinar seu momento de fala por passarem, às vezes inconscientemente, a ideia de soberba, insegurança, desconhecimento ou excesso. Esteja atento para evitar embaraços e seguir em direção à comunicação efetiva e ao sucesso profissional.
Veja na galeria de 7 exemplos de expressões evitadas por profissionais de sucesso:
“Somente”
Adicionar a palavra “somente” reduz a importância do que você tenta dizer.
“Muito, absolutamente e totalmente”
Adjetivos como estes não adicionam valor à sua fala. Quanto menos palavras você usar, mais significado e poder elas carregarão.
“Eu acho” e “indiscutivelmente”
Estas expressões transmitem a ideia de que você pode estar errado, mas que está tudo bem, já que é só o que você pensa. Não prejudique o seu espaço para opinar.
“Eu vou tentar” e “Não se preocupe com isto”
Usar a palavra “tentar” sugere que você não tem segurança sobre suas habilidades. Por outro lado, expressar confiança em excesso, com um “não se preocupe com isto”, pode fazer as pessoas se sentirem desinformadas e desprezadas, ou seja, excluídas do processo.
“Desculpe”
Use expressões de desculpa apenas em situações causadas diretamente por você e que estejam sob o seu controle.
“Tipo”, “tanto faz” “etcetera” e “assim por diante”
Estas palavras são comumente usadas enquanto pensamos no que queremos dizer em seguida. Como alternativa, pare por um momento e organize seus pensamentos.
“Atualmente” e “obviamente”
Fazer suposições sobre o qual é nível de conhecimento das pessoas mostra falta de entendimento, o que pode frustrar os interlocutores.
(Fonte: Forbes Brasil)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/