Basta chegar o fim de ano para surgirem os convites para amigo secreto. Enquanto há quem fuja deles, outras pessoas amam a brincadeira e se esforçam para agradar. O problema é que o amigo secreto pode sair bem caro – principalmente se você participar em diversos grupos.
Se você é da turma entusiasta, a boa notícia é que basta um pouco de criatividade – e boa vontade de todos – para sobreviver à temporada de amigos secretos sem pesar no bolso. Veja algumas sugestões para economizar na brincadeira.
Defina um valor máximo de presente
Limites ajudam todos os participantes a manterem a brincadeira justa. Veja como anda a situação financeira de todos e, com base nessa informação, defina o valor máximo do presente. Também vale estipular um valor mínimo para inibir que algum “espertinho” tire vantagem na brincadeira.
Não extrapole esse valor máximo
Dependendo de quem é seu amigo secreto, você pode se intimidar, pensando que é uma pessoa com gostos caros e dinheiro de sobra para comprar o que quiser. Porém, seja racional e não ultrapasse o valor máximo. Além de prejudicar o orçamento, essa atitude pode lhe fazer parecer puxa-saco – ainda mais se a brincadeira acontecer dentro do ambiente de trabalho.
Entenda os gostos do seu amigo secreto
Desperte a Sherlock Holmes que existe em você e investigue com dedicação. Para tanto, explore as redes sociais e sonde a pessoa casualmente, para não entregar o jogo. Entender seus gostos e personalidade é fundamental para comprar um presente certeiro.
Estabeleça um tema para a brincadeira
Se todo mundo combinar direitinho, dá para economizar ao escolher um tema para a brincadeira. Quem manda é a criatividade: amigo chocolate, chinelo, livros, de valor simbólico e o polêmico amigo da onça são algumas alternativas. Há ainda alguns mais incomuns, como quando se escolhe o lugar em que todos devem comprar os presentes, por exemplo, bancas de jornal, farmácias, supermercados e lojas de R$ 1,99, que costumam ter produtos mais em conta. Outra opção diferente da brincadeira é o Amigo Solidário, no qual todos os participantes devem separar as roupas e acessórios que não usam em uma caixa e fazer o amigo secreto trocando essas peças. Então, doem o que sobrou para alguma instituição.
Dê um livro de presente
Eles são bem-vindos mesmo em amigos secretos que não são temáticos, afinal, existem títulos e preços para todas as personalidades e estilos de vida. Para escolher um bom livro, basta entender o perfil de seu amigo. No entanto, antes de optar por esse presente, verifique se a pessoa realmente gosta de ler.
Use a criatividade
Se todos os participantes tiverem habilidades manuais, vocês podem usar a criatividade e fazer uma troca de presentes no estilo DIY. Aqui, vocês podem escolher se farão itens de artesanato, como decoração e papelaria, ou comidas. Caso uma minoria não tenha muita aptidão para isso, tudo bem comprar o produto pronto, desde que ele seja artesanal.
Compre produtos artesanais
Ao comprar diretamente de pequenos produtores, como artesãos e fábricas locais, você pode economizar, afinal, não há intermediação na venda. Como se não bastasse, você terá um produto único e feito com muito carinho.
É possível encontrá-los em sites como Elo7 e grupos de Facebook, como o Compro de Quem Faz das Minas, que ajuda mulheres a venderem seus produtos artesanais e garantirem seu sustento.
(Fonte: Finanças Femininas)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/