Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

7 Dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar

7 Dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar

housecook

7 Dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar

Vou passar dicas de uma mãe da vida real, que usa às vezes macarrão instantâneo, suco em pó e salsicha. Não me julgue. Não sou nutricionista, nem médica. Também não significa comer só alimentos de má qualidade, pelo contrário.

Geralmente o que é feito em casa, é feito com mais cuidado e higiene. E é o oposto de ser muquirana. Na compra tem espaço para um vinho, uma cerveja, chocolate, alimentos frescos e tudo mais que seu orçamento permitir.

1. Faça um planejamento simples e eficiente

Se você tem família, provavelmente a alimentação é um gasto bem substancial em seu orçamento. Planeje de forma realista as refeições e vá ao supermercado ciente que existirão dias em que você vai querer beber uma cerveja, dias em que vai precisar recorrer a uma refeição rápida e não tão saudável.

Compre os itens que vocês usam, não os que vocês sonham em usar em uma vida ideal e utópica. De nada adianta planejar um cardápio lindo para jogar tudo fora na semana seguinte, pois os alimentos não se encaixavam na sua vida e rotina.

Coloque tudo na lista. Petiscos, doces, churrasco, bebidas. Mesmo a conta final assustando, não se compara ao gasto de comer fora.  Se precisar de ajuda para controlar seu dinheiro, baixe essa planilha gratuita de controle financeiro.

2. Tenha o mínimo de desenvoltura na cozinha

Procure aprender receitas simples. Use muito a panela de pressão, pergunte, pesquise e teste. Pergunte para as pessoas mais velhas e veja vídeos no YouTube.

Esqueça os programas em que as pessoas picam temperos com facas maravilhosas, usam ingredientes que nunca ouvimos falar e fazem parecer que cozinhar é um ato para heróis. Não é.

Cozinhar tem de ser um ato natural nas famílias. “Ah, mas não levo jeito…” Tudo bem, se o custo das refeições em restaurantes cabe em sua realidade.

3. Antes de estragar, congele

Atenção a tudo o que está em potes na sua geladeira. Antes que os alimentos estraguem, congele. O congelador é uma das invenções mais incríveis já realizadas e precisa ser aproveitado.

4. Faça porções maiores e congele ou guarde para outros dias

Do mesmo jeito que o planejamento para comprar os itens é importante, também faz sentido pensar na comida desta forma. Muitas receitas certamente serão mais práticas se forem feitas em maior quantidade e lá está o seu congelador para ser útil mais uma vez.

5. Permita-se “comer mal” de vez em quando

Se você tem crianças, trabalha muito e não tem ajuda nem dinheiro de sobra, renda-se a um suco, nuggets ou mesmo macarrão instantâneo de vez em quando. Todo mundo faz, a diferença é que ninguém fotografa para colocar no Instagram. Relaxe.
6. Use a sua cozinha

Certifique-se que todos os utensílios têm utilidade real e que você gosta e sabe usá-los. Não faz sentido ter tantas coisas, se nunca são usadas. Se a cozinha for um ambiente prático, fica bem mais fácil transitar com naturalidade.

7. Aventure-se mais

Experimente fazer bolos, pães e massas. É divertido, econômico e em algum momento pode se tornar inclusive uma fonte de renda extra. Veja o ato de cozinhar como uma maneira de aprender e exercitar novas habilidades, você vai se surpreender com os resultados.

Eu poderia ainda dizer para não esquecer da listinha ao ir às compras, preferir alimentos da estação, preparar marmitas para a semana, mas estamos cansados de ouvir essas dicas não é mesmo? Conta pra mim, o que você tem feito pra economizar na alimentação sem ser muquirana?

(Fonte: Dinheirama)

Comente, até breve…muito breve

Últimas notícias

Resultados FusanPrev

O FusanPrev é um plano de Contribuição Variável formado pelas parcelas BD (aposentados e pensionistas)...

Rede de Farmácias: redimensionamento

A Fundação está reformulando a rede de farmácias credenciadas visando maior comodidade e acesso a...