Ter um carro não é algo barato, apesar dele oferecer algumas facilidades na hora de se locomover, existem muitos custos envolvidos como a manutenção, combustível e o seguro auto.
Para tentar reduzir as despesas, as pessoas acabam adotando algumas medidas para economizar combustível, a questão é que nem sempre estão fazendo as coisas da forma certa e pode acabar tendo o resultado inverso.
Mitos sobre economizar combustível
Se a ideia é continuar a ter um carro particular e gastar menos com etanol, gasolina ou GNV, veja o que muitas pessoas fazem acreditando que estão sendo beneficiadas, mas que no fim não passam de mitos.
1. Gasolina aditivada rende mais
A gasolina comum ou aditivada rendem da mesma forma. A diferença é que a segunda possui compostos que ajudam a limpar o motor.
Claro que um motor sujo perde o desempenho e o uso contínuo da aditivada pode dar a falsa impressão de melhor rendimento, mas o que ocorre é que nesse caso o veículo estará funcionando perfeitamente.
2. A forma de dirigir não influencia
Esse é outro mito, pois os hábitos do motorista ao volante podem fazer uma grande diferença. Pisar no acelerador com força e utilizar a embreagem com força excessiva podem aumentar o consumo de combustível.
O indicado é sempre acelerar devagar e estar atento ao momento de mudar de marcha.
3. Deixar no ponto morto economiza gasolina
Deixar o carro em ponto morto ou como muitos dizem “nadar na banguela”, não economiza combustível.
Se deixar o carro engrenado e descer sem acelerar, o sistema de injeção eletrônica cortará o combustível por ele não ser necessário e nesse momento ocorrerá a economia.
4. Não faz diferença andar com o carro cheio
Uma coisa é certa: quanto mais peso tiver no carro, maior será o esforço para fazer ele andar. Por conta disso, o consumo de combustível será mais alto.
Andar com o porta-malas abarrotado ou com muitas pessoas a bordo, pode elevar os gastos.
No dia a dia, o indicado é retirar tudo que não possui utilidade do carro e andar apenas com o que é necessário, para não deixar o carro pesado.
5. Abrir os vidros economiza mais que o ar condicionado
Esse é um mito parcial pois dependerá de algumas condições. Na cidade, é possível andar com os vidros abertos para economizar, já que se está em baixa velocidade.
Porém, quando estiver acima dos 80 km/h, pode ser melhor ligar o ar condicionado. Isso ocorre porque o atrito do vento com o carro em velocidades maiores aumenta a resistência aerodinâmica e isso eleva o consumo de combustível.
Então, se for possível, prefira deixar as janelas fechadas quando o carro estiver em alta velocidade.
6. Deixar o carro na reserva ajuda a economizar combustível
Esse é outro erro bastante comum. Deixar o carro sempre na reserva faz com que a bomba de combustível tenha que trabalhar mais, e isso pode resultar em problemas mecânicos.
Estar ou não na reserva não interfere no consumo de combustível, porém o tanque muito cheio ou vazio frequentemente pode acarretar outros problemas.
É importante conhecer os mitos sobre economizar combustível para não cometer erros e achar que está economizando. Agora que já sabe o que é certo ou errado, poderá diminuir um pouco os gastos.
(Fonte: Organizze)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/