Se pretende colocar o pé na estrada de carro, sabe que terá alguns custos com o veículo e, para que sua viagem não seja interrompida no meio do caminho por falta de dinheiro, é preciso fazer um planejamento financeiro em uma viagem de carro.
O problema é que muita gente pensa apenas no preço do combustível e esquece de outros itens que também exigem um pouco de investimento.
Portanto, é preciso organizar as suas finanças para poder aproveitar o passeio e não ter imprevistos.
Planejamento financeiro em uma viagem de carro
Veja alguns dos itens e cálculos que não podem ficar de fora do seu planejamento.
1 – Calcule os gastos com combustível
Para ter uma ideia de quanto gastará com combustível é preciso primeiro saber quantos quilômetros seu carro percorre por litro.
Com essa informação, verifique a distância a ser percorrida e saberá quanto precisa abastecer.
Além disso, pesquise o preço médio do combustível pelos lugares que for passar, pois com isso o planejamento financeiro em uma viagem de carro ficará mais preciso.
2 – Calcule o valor dos pedágios
Nas estradas é preciso pagar os pedágios e, dependendo do seu destino, eles podem ser muitos. Uma dica para fazer esse cálculo e não ter que procurar o valor de cada uma das praças é contar com a tecnologia.
Use aplicativos e sites que realizam esses cálculo. Basta inserir a origem e destino e o valor é informado.
Muitos desses recursos tecnológicos também fazem uma estimativa do valor gasto com combustível, uma ótima maneira de conferir se suas contas estavam certas.
3 – Faça a manutenção do veículo
Antes de pegar a estrada é bom levar o carro até uma oficina para fazer uma revisão completa e esse custo precisa ser incluído no planejamento financeiro em uma viagem de carro.
Tenha uma reserva financeira para que possa pagar pela mão de obra e substituição de peças necessárias.
4 – Tenha um dinheiro extra
Se o seu planejamento ficou com um determinado custo, é sempre bom ter um dinheiro extra para emergências, nunca saia com o valor exato, afinal, podem haver variações como o preço do combustível de uma cidade para outra.
Dessa forma, se surgir uma pequena despesa inesperada, não precisa ficar sem dinheiro para outras atividades que havia planejado.
5 – Verifique se o seguro está em dia
Imprevistos podem acontecer, por exemplo, o carro quebrar. Nesse caso, o seguro automotivo pode te ajudar a economizar um bom dinheiro, pois basta entrar em contato com a seguradora para acionar o seguro auto e pedir o socorro mecânico sem custo nenhum (lembrando que você deve verificar se está incluso em sua cobertura antes de viajar).
Se fosse pagar por esse serviço particular, teria que desembolsar um bom dinheiro que não estava previsto.
6 – Considere dividir os custos
Se está viajando em mais pessoas, rateie os custos com os ocupantes, dessa forma consegue aliviar um pouco o seu orçamento.
Se está indo sozinho na viagem de carro, pense em oferecer carona e encontre alguém para ajudar nas despesas. Mais uma vez a tecnologia pode ajudar, existem aplicativos que ajudam os motoristas a encontrar os passageiros.
Segundo essas dicas é possível fazer o planejamento financeiro em uma viagem de carro sem que falte dinheiro durante o percurso. Assim, poderá aproveitar melhor o seu trajeto.
(Fonte: Organizze)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/