Segunda-feira, 7h da manhã. O despertador toca. O que você faz? Você pula da cama e já começa suas atividades do dia ou aperta o botão de soneca, vira para o lado e pensa “só mais cinco minutinhos”? O relógio biológico pode ser cruel com quem não tem um perfil matutino, mas precisa acordar cedo todos os dias.
Para contribuir com a mudança de hábitos e deixar suas manhãs com menos sofrimento, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a dormir melhor e acordar mais cedo e bem disposto no dia seguinte.
1. Hábitos são fundamentais
Seu organismo precisa se acostumar à nova realidade, então não adianta forçar um alarme às 6h se você foi dormir às 3h. A mudança ocorre de forma gradual, com pequenas atitudes ao longo do seu dia. Mudar os hábitos alimentares, fazer exercícios físicos em outro horário e, principalmente, adequar o horário de sono, são fundamentais para que você crie o hábito de acordar cedo. Isso vai ajudar, inclusive, na tomada de decisões. A psicóloga da saúde Kelly McGonigal, da Universidade de Stanford, alerta que a falta de sono afeta o córtex pré-frontal, uma região associada com a tomada de decisões, o que aumenta o estresse.
2. Cuidado com a função soneca
Pode parecer tentador apertar o botão soneca e ficar na cama mais alguns minutinhos. Mas de acordo com Robert S. Rosenberg, diretor médico do Centro de Desordens do Sono do Prescott Valley e Flagstaff, no estado estadunidense do Arizona, quando você aciona o botão, você entra em um novo ciclo do sono que não terá chance de finalizar, o que “atrapalha com os hormônios do seu cérebro”.
3. Faça um teste com “sessões escuras”
Uma técnica bastante usada é se desconectar completamente meia hora antes de ir dormir. Isso tem respaldo científico, já que uma pesquisa publicada na revista Social Science & Medicine mostrou que o uso de smartphones antes de dormir pode ter piorado a qualidade do sono, causado mais insônia e deixado o corpo com sintomas de fadiga no dia seguinte. Tudo porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos pode interferir na produção da melatonina, o hormônio do sono, dizendo que ainda está claro e o corpo deve permanecer acordado.
4. Concentre-se no trabalho
Essa não é uma dica para logo que você acorda, mas sim para permanecer produtivo ao longo da manhã. A psicóloga Dan Ariely afirma que há um período do seu dia em que você está mais produtivo: as duas horas depois que você está completamente acordado. Em vez de gastar esse tempo fazendo trabalhos mais mecânicos, essa é a hora ideal para mergulhar em projetos mais densos e que vão exigir mais do seu cérebro. Condicionar isso à parte da manhã fará com que você se torne uma pessoa matutina mais facilmente.
5. Mantenha a programação dos finais de semana
Não adianta nada fazer um bom trabalho ao longo da semana se, no final de semana, você vai jogar tudo para o ar. Especialistas do sono afirmam que acordar muito mais tarde do que o habitual pode mexer com seu relógio biológico e, com isso, atrapalhar todo o esforço que você tem feito para se tornar uma pessoa matutina.
(Fonte: Ocupacional)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/