Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

5 dicas de alimentação para seguir por toda a vida

5 dicas de alimentação para seguir por toda a vida

image-from-rawpixel-id-415903-jpeg

5 dicas de alimentação para seguir por toda a vida

Perder peso e começar a praticar atividades físicas são resoluções muito presentes na vida das pessoas hoje em dia. E uma boa alimentação pode auxiliar no alcance desses objetivos. Para ajudar você, preparamos cinco dicas de alimentação para serem seguidas:

1. Perca mais peso com a alimentação do que com exercícios: exercícios são importantes para a saúde geral, mas se você acha que é um objetivo difícil demais, pense primeiro na alimentação. Encontrar maneiras de manter uma dieta equilibrada e saudável com os nutrientes certos é um passo importante para cumprir uma das principais resoluções de ano novo. “Uma alimentação saudável garante mais energia para a prática de exercícios e eles, por sua vez, exigem mais nutrientes do corpo. Sendo assim, a escolha correta dos alimentos é fundamental para quem deseja se exercitar”, conta a nutricionista Patricia Ruffo.

2. Controle o estresse com dieta – e chocolate: comer por estresse pode ser bom desde que você o faça da maneira certa. Nutrientes como ômega 3, vitamina E e polifenóis – um composto encontrado em mirtilos (blueberry) e no chocolate amargo – podem reduzir os efeitos negativos do estresse no corpo. Portanto, alimentos saudáveis ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, o que combate os efeitos do estresse. Uma dieta saudável tem um efeito cascata, pois na medida em que melhora o fluxo sanguíneo, ajuda a levar ingredientes essenciais ao cérebro e a construir uma base sólida para o corpo, reduzindo a oxidação e a inflamação. E isso pode ajudar a diminuir o ganho de peso associado ao estresse.

3. A água e a circunferência de sua cintura: o corpo humano é composto por aproximadamente 60% de água e mantê-lo bem hidratado ajuda no seu funcionamento apropriado. A ingestão adequada de água evita a desidratação que pode resultar em fadiga e falta de concentração. A hidratação também é fundamental durante exercícios físicos. No entanto, a água pode ser ingerida de diversas fontes, incluindo frutas, sucos, legumes e até mesmo café.

4. Mude seu prato conforme envelhece: os gostos mudam com a idade, e o mesmo acontece com as necessidades nutricionais. Os nutrientes dos alimentos que mantinham o corpo funcionando aos 20-30 anos podem não ser mais usados e absorvidos da mesma forma com o passar do tempo.

5. Mantenha um corpo saudável para a maternidade: segundo a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, a alimentação adequada afeta a saúde reprodutiva de uma mulher já na puberdade. Então, uma dieta equilibrada pode interferir na qualidade dos óvulos do nascimento da própria mulher até o momento em que ela gera um filho. Porém, se uma boa alimentação não foi uma prioridade antes, nunca é tarde demais para começar, incorporando alimentos saudáveis com os nutrientes adequados.

(Fonte: Sport Life)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Não está se sentindo bem? Conte com a Telemedicina

Além da facilidade de realizar suas consultas em qualquer lugar, sem sair de casa, utilizando...

Fundação Sanepar em busca de novos credenciados

Com o objetivo de ampliar e qualificar a rede credenciada do SaneSaúde, a Fundação iniciou...