Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

5 conselhos de avó que também fazem bem para o bolso

5 conselhos de avó que também fazem bem para o bolso

okgran

5 conselhos de avó que também fazem bem para o bolso

Se você teve a oportunidade de conviver com sua avó, já deve ter ouvido vários conselhos sobre a vida. O que você não deve ter percebido, é que essas recomendações também funcionam para melhorar sua vida financeira.

O site Finanças Femininas fez essa ligação, confira alguns destaques:

1. “Leva um casaquinho”

Se existisse um pódio dos conselhos de avó, este, definitivamente, estaria lá. Às vezes, o céu está limpo e não há previsão alguma de frio, mas é melhor se resguardar, não é mesmo?

Este é o segredo: precaução. Estar preparada para o que der e vier é fundamental – e, na vida financeira, isso significa ter uma boa reserva de emergência. O ideal é que se guarde o equivalente a seis meses da renda líquida.

2. “De grão em grão, a galinha enche o papo”

Aos poucos, é possível chegar longe. Com esses dizeres, sua avó quis cultivar em você paciência e perseverança, tão necessárias para ter uma vida financeira equilibrada. É de pouco em pouco que se consegue construir um patrimônio sólido – e não ganhando na loteria, como muitos pensam. Poupar um pouco todo mês lhe ajudará a conquistar desde sonhos de curto prazo – como uma viagem – até os mais longos, como a compra da casa própria.

3. “Passarinho que acorda cedo bebe água mais fresca”

Quando sua avó lhe dizia isso, ela queria que você fosse uma guerreira. Isso não quer dizer que você deve, necessariamente, pular da cama às 5h da manhã, mas, sim, que é importante lutar por um presente e futuro melhores. Aplique este conselho à sua vida profissional e você irá longe!

4. “Limpe o prato, filhinha!”

Ok, sua avó dizia isso para incentivá-la a crescer forte e saudável, não exatamente para economizar. Porém, se aplicarmos este conselho ao seu cotidiano de adulta, veremos que essa é uma grande lição contra o desperdício.

Já parou para pensar em quanto dinheiro você já perdeu ao jogar comida fora? O ideal é planejar o cardápio da semana para, a partir dele, montar a lista de compras do supermercado.

Assim, você não precisará se forçar a comer até o último grão só para evitar o desperdício.

5. “Não adianta chorar sobre o leite derramado”

Uma vez que a bagunça está feita, resta arrumá-la. Por isso, se você já está endividada, não adianta lamentar: é preciso correr atrás do prejuízo, literalmente. Liste todas suas dívidas e comece quitando aquelas com as maiores taxas de juros. Uma boa estratégia é trocar os débitos mais caros, como cartão de crédito, por mais baratos, como empréstimo consignado. Nesta matéria você vê mais dicas para se livrar das dívidas e não derramar mais o leite.

(Fonte: Financas pessoais)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

A hora de prevenir a dengue, zika e chikungunya é agora!

10 minutos por semana são suficientes para incluir a prevenção em sua rotina. Fique de...

Centralização da Folha de Pagamento

Em busca de oferecer mais praticidade e benefícios aos seus aposentados e pensionistas, a Fusan...